5 dúvidas que você tem sobre panelas de ferro

A opção de adquirir uma panela de ferro fundido tem atraído muitas pessoas que são apaixonadas por gastronomia, já que esses utensílios são sinônimo de elaboração de ótimos pratos e receitas!

Apesar de bastante divulgada e comercializada em lojas especializadas para cozinha, as panelas de ferro ainda levantam muitas dúvidas em relação ao seu uso e aos cuidados que devem ser tomados para que não se deteriorem rapidamente.

Para te ajudar a tirar todas as dúvidas sobre a panela de ferro que você comprou, separamos cinco questionamentos comuns relacionados a esse utensílio da cozinha moderna atual. Venha conferir!

Como escolher o melhor tamanho da minha panela?

As panelas de ferro são oferecidas no mercado consumidor em vários tamanhos e formatos, o que pode dificultar um pouco a sua escolha.

Não existe tamanho certo para a sua panela de ferro, porém, existem modelos que são mais práticos de ser utilizados por apresentarem tamanhos anatômicos e que permitem cozinhar uma quantidade moderada de uma receita. Se você tiver que escolher por apenas um modelo, opte pela panela tradicional de tamanho médio, que não é muito grande nem muito pequena.

Alimentos ácidos podem estragar a superfície da panela?

A resposta para essa pergunta depende do tipo de panela que você comprou. A grande maioria das panelas de ferro fundido que são comercializadas no mercado apresentam superfície resistente a alimentos ácidos como o tomate ou o limão, mas é importante perguntar para o fabricante qual a recomendação específica para a sua panela.

Na dúvida, opte por não usar alimentos ácidos diretamente na sua panela, deixando para preparar outras receitas que não são capazes de danificar o esmalte e a superfície do utensílio, ok?

Posso usar utensílios de metal para cozinhar?

A grande maioria das pessoas recomenda o uso de utensílios de silicone ou de madeira para cozinhar em panelas de ferro fundido para que sua superfície não seja danificada ou arranhada, entretanto, na verdade, é possível utilizar alguns objetos de metal na sua panela, desde que com cautela — se for de boa qualidade, pode ser que a panela arranhe esses utensílios!

Posso lavar minha panela de ferro com sabão?

Os cuidados para higienizar a panela de ferro são vários, mas o sabão é condenado injustamente nessa prática! Embora muitas pessoas acreditem que esse material de limpeza possa manchar ou danificar a superfície da panela, isso não acontece.

As panelas de ferro produzidas atualmente respondem muito bem a limpezas realizadas com sabão, porém, se preferir, você pode optar por usar detergentes neutros.

Lembre-se também de, logo após a higienização, secar a sua panela imediatamente com um pano de prato ou um papel toalha para que ela não estrague ou perca a sua característica antiaderente.

Cozinhar em panela de ferro faz bem para a saúde?

Alguns profissionais da área da saúde afirmam que o hábito de cozinhar alimentos na panela de ferro pode ser muito interessante para o nosso organismo, já que o ferro pode aderir às receitas preparadas nesse utensílio, aumentando o seu valor nutricional.

É difícil estimar a quantidade de ferro que a sua panela vai transferir para o alimento, por isso, se você estiver precisando aumentar a ingestão desse mineral, não conte somente com o hábito de cozinhar nessas panelas: é preciso rever sua alimentação como um todo e visitar um médico para repor suas possíveis deficiências nutricionais.

Ter uma panela de ferro em casa é mais interessante do que você imagina! Esperamos que, solucionando essas dúvidas, você se sinta mais seguro e tranquilo na hora de usar esse utensílio na sua cozinha!

Ainda tem outras dúvidas em relação ao uso das panelas de ferro? Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *