Qual a melhor maneira de cuidar dos utensílios de ferro fundido?

Que os utensílios ferro fundido dão um sabor mais que especial aos alimentos, disso todo mundo sabe! Mas não basta ter a melhor panela ou a melhor chapa, por exemplo, se você não cuidar bem desse item. As panelas de ferro melhoram com tempo, e usando a panela com frequência, ela se torna antiaderente, já que desenvolve uma camada protetora.

Quer saber como cuidar dos seus utensílios de ferro fundido para que eles durem a vida toda e fiquem cada vez melhores? Então confira nosso post!

Vantagens e indicações

A principal vantagem dos utensílios feitos de ferro é que eles são capazes de conduzir calor de forma bem uniforme, além de passarem ferro para os alimentos, ajudando, inclusive, no combate à anemia.

Alimentos que exigem maior tempo de cozimento são ideais para serem feitos nesse tipo de utensílio, já que o ferro fundido retém muito calor. Como atingem altas temperaturas, são ótimos para bifes, já que a chapa quente sela o alimento, deixando-o suculento por dentro.

Além disso, a mesma panela que vai ao fogão vai ao forno. A praticidade dos utensílios de ferro é incomparável. E como são ótimos condutores de calor, os alimentos continuam cozinhando mesmo depois de tirá-los do fogo, você sabia?

Primeiro uso: o que devo fazer?

A primeira coisa que devemos fazer com um utensílio de ferro fundido é lavá-lo em água corrente, sem utilizar sabão, apenas para retirar qualquer poeira de fábrica. Para secá-lo, é preciso colocá-lo no fogo. O processo de selagem (cura ou curtimento) é opcional e pode ser executado de duas maneiras:

O primeiro, pode ser feito simplesmente fervendo uma quantidade de água no utensílio por alguns minutos e, em seguida, lavando-o com sabão neutro e colocando-o novamente no fogo para secar.

Já no segundo processo, espalhamos uma fina camada de óleo com um papel toalha e deixamos no fogo até que saia fumaça.

Depois de frio, é só guardar!

Cuide para durar

Os utensílios de ferro fundido devem ser guardados bem secos para que não corram o risco de enferrujarem e devem ser untados com uma fina camada de óleo. Depois de lavar o seu utensílio de ferro fundido com sal grosso ou sabão neutro, enxágue bastante. Para secar, coloque-o no fogo e, mais uma vez, deixe-o esquentar até sair fumaça.

Enferrujou. E agora?

Os utensílios de ferro provavelmente estão entre os bens mais duráveis da sua cozinha. O único problema é que eles podem enferrujar. Se você os deixar por muito tempo expostos à umidade e ao ar, a ferrugem surgirá inevitavelmente, mas calma: ainda há uma solução. Caso a camada preta protetora tenha sido corroída pela ferrugem, deve-se usar lã de aço ou lixa e, se necessário, vinagre para auxiliar.

Uma fina camada de óleo deve ser aplicada sempre que você perceber o surgimento de ferrugem. Essa selagem deverá ser feita com a panela seca e quente e isolará a superfície de ferro.

Não guarde alimentos em utensílios de ferro

O ferro, quando em contato prolongado com a água dos alimentos, vai dar início a um processo natural de oxidação, por isso, guardá-los com comida deve ser evitado ao máximo.

Além disso, vale lembrar que utensílios de ferro fundido alteram algumas cores de alimento naturalmente, mas isso não quer dizer que o alimento esteja estragado, apenas que houve liberação de ferro.

Agora que você já sabe como cuidar e dar mais durabilidade aos seus utensílios de ferro fundido, conte para a gente, nos comentários, quais são os seus preferidos e que alimentos você gosta de preparar com eles!

05 comentários em “Qual a melhor maneira de cuidar dos utensílios de ferro fundido?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *