Desvende 5 mitos sobre as panelas de ferro

Panelas de ferro são materiais de cozinha que estão sempre cercados por vários mitos relacionados ao seu uso, sua manutenção e suas vantagens. Esses mitos contribuem com o medo que muitas pessoas têm em utilizar esse tipo de panela nas suas receitas, mas, para provar para você que a panela de ferro não é um bicho de sete cabeças, vamos desvendar hoje 5 mentiras sobre esse utensílio de cozinha! Ficou curioso? Então acompanhe-nos no post de hoje!

A panela de ferro é um objeto difícil de se ter em casa

Muitas pessoas afirmam que panelas de ferro se arranham, quebram ou estragam com muita facilidade e, por esse motivo, não devem ser uma opção para se ter na sua cozinha. Porém, a verdade é que panelas de ferro são, talvez, as mais resistentes do mercado, e podem durar por vários anos na sua casa!

Para garantir que sua panela de ferro seja útil por muito tempo, tenha sempre certeza de que você está comprando uma panela realmente feita desse material e saiba como cuidar bem dela.

Ela esquenta muito

O medo de queimar o arroz ou de esquentar demais o feijão também afasta vários cozinheiros da panela de ferro, por argumentarem que ela tem o defeito de conduzir calor muito rapidamente para os alimentos. O que ninguém sabe, no entanto, é que, em comparação com o inox, o alumínio e o cobre, a panela de ferro é uma péssima condutora de calor, e, se não tiver o fogo distribuído corretamente no seu fundo, ela é capaz de esquentar demais um lado da receita, enquanto o outro fica completamente frio.

Por isso, panelas de ferro combinam com bocas de fogão que produzam fogo homogêneo e também exigem constante movimentação com colheres. Em contrapartida, a maior vantagem da panela de ferro ser uma péssima condutora de calor é que ela a melhor panela para manter a temperatura do alimento no seu interior.

Você nunca pode lavar sua panela de ferro com sabão

Algumas pessoas acreditam que o sabão utilizado para limpar a panela de ferro pode remover sua capacidade antiaderente, já que ela é feita de um pouco de óleo.

A verdade, contudo, é que a característica antiaderente da panela de ferro não é feita de óleo, mas sim de uma preparação térmica e química de óleos específicos feita na superfície dessa panela para que ela ganhe esse perfil! O sabão, portanto, não é capaz de remover essa antiaderência da panela e, por esse motivo, você pode ensaboá-la à vontade, desde que enxágue tudo com água corretamente.

Não se pode usar utensílios de metal em panelas de ferro

As panelas de ferro são sensíveis e se arranham facilmente, correto? Na realidade, não é bem assim.

Panelas de ferro são altamente resistentes, capazes inclusive de estragar o metal da sua colher ou garfo sem nem mesmo fazer um arranhão no seu fundo! Por isso, cozinhe tranquilamente com sua colher de metal na sua panela de ferro, apenas tome cuidado para não arranhar a colher!

Uma panela de ferro antiga é tão boa quanto uma nova

Sabemos que panelas de ferro são altamente resistentes e podem durar vários anos, mas isso não significa que uma panela nova não tenha seu valor. Isso porque, apesar de o ferro ser o mesmo nas panelas novas e antigas, o estilo de produção das panelas e da fixação e molde desse metal mudou bastante ao longo dos anos.

Essa mudança é capaz de trazer melhorias significativas para as panelas mais novas, como alterar a capacidade de condução de calor, facilitar a higienização e até aprimorar seu aspecto visual. Panelas velhas de ferro, portanto, são boas sim, mas as novas podem ser muito melhores.

E aí, ficou surpreso com esses fatos sobre as panelas de ferro? Conhece outro mito sobre esses utensílios? Então conte para a gente nos comentários e vamos desvendá-lo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *