5 dicas para decorar sua cozinha sem gastar muito

Se a nossa casa é nosso refúgio, a cozinha com certeza é a parte mais gostosa dele! Sentir-se bem nesse ambiente é fundamental para manter uma rotina saudável e também para reunir os amigos e a família na hora das refeições. Por isso, é sempre bom dar uma repaginada nesse cômodo, que costuma ser difícil de organizar no dia a dia.

Se existe essa vontade de mudança, mas pouco dinheiro para investir, não se preocupe! Vamos te mostrar hoje algumas opções econômicas que você mesma pode fazer para transformar o seu lar!

Mude as cores

A cozinha costuma ter tons mais sóbrios e móveis e azulejos quase sempre em cores pastéis. Sendo assim, que tal dar um pouco de vida com tintas mais vibrantes? Você pode, por exemplo, pintar as cadeiras ou a mesa. Uma opção ainda mais barata é usar papel autoadesivo (também conhecido como Contact) para encapar os armários ou a parte interna de prateleiras. Dá até para brincar com estampas!

O papel preto fosco ainda pode se transformar numa lousa. Que tal deixar um potinho com giz ao lado do armário encapado e escrever frases que motivem a sua rotina?

Dê atenção para a geladeira

O papel autoadesivo também pode ser usado para encapar a geladeira, mas, dependendo do modelo, pode dar mais trabalho na hora de aplicar em superfícies que não são lisas.

A repaginada também pode ser feita com ímãs com mensagens bem-humoradas, ilustrações ou estampas: existem opções para todos os gostos e, o melhor, acessíveis a todos os bolsos.

Reaproveite tecidos

Que tal aproveitar aquele lençol ou cortina que já não usa mais? Você pode usar pedaços de tecido para cobrir as cadeiras, por exemplo. É só tirar as medidas e pedir ajuda para uma costureira.

Se você só tem retalhos muito pequenos, não desanime: faça laços ou faixas para dar um toque especial aos recipientes que você usa com frequência: o de guardar sal, açúcar, o porta-azeite…

Guarde as garrafas vazias

Pode ser de vinho, de cerveja, de suco e até potes de vidro variados. Vale usar na cor da garrafa ou aproveitar para pintá-los e revesti-los com tecido.  Eles podem se tornar ótimos vasos de flores e plantas, que ainda arejam o ambiente e o deixam mais aconchegante!

Outra ideia bacana para reaproveitar as garrafas é fazer suportes para velas com os recipientes menores.

Mude o uso de raladores e escorredores

Um ralador de ponta cabeça pode virar um ótimo porta-talheres! Já o escorredor pode servir de luminária para dar um toque bem-humorado ao cômodo: basta acoplar um ponto de lâmpada na parte interna, aproveitando os furos do próprio escorredor para passar os fios.

Deixe seus utensílios expostos. Ao invés de guardar panelas, conchas e pegadores no armário embaixo da pia, use ganchos na parede para organizá-los. Além de trazer mais praticidade, eles atuam na decoração, contribuindo para o clima do ambiente. Quer ainda mais descontração? Entorte garfos e fixe-os na parede, fazendo-os de ganchos!

Use a sua criatividade e repagine a sua cozinha! Escreva para nós nos comentários compartilhe as suas dicas de decoração!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *