9 erros que você comete em casa e ainda não sabe

Ter a própria casa e conseguir administrar tudo que tenha relação com seu conforto e com sua saúde é um grande sinal de vitória e trabalho bem feito, não é mesmo? Mas e se te contássemos que alguns hábitos comuns na sua cozinha podem ser considerados extremamente prejudiciais para você?

No texto de hoje, você finalmente vai saber quais erros anda cometendo em casa sem se dar conta!

Cozinhar com manteiga ou azeite

Se você é daquelas pessoas que têm o hábito de cozinhar com manteiga para melhorar o sabor dos alimentos ou com azeite porque acha que é saudável, lamentamos informar que essa é uma falha muito comum nos nossos conceitos alimentícios.

Em primeiro lugar, cozinhar com manteiga aumenta consideravelmente a sua ingestão de gordura saturada, que é prejudicial à saúde.

E, em segundo, o azeite, quando em contato com o calor, infelizmente satura e perde suas propriedades nutricionais benéficas ao organismo, tornando o seu uso na frigideira um desperdício do óleo. Para cozinhar, não faz diferença usar azeite ou outros óleos vegetais, mas como o primeiro costuma ser mais caro, prefira usá-lo apenas diretamente sobre o prato, aproveitando ao máximo todos os seus benefícios.

Usar temperos prontos

Tabletes de carne, de legume ou realçadores de sabor são ótimas alternativas para deixar seu prato ainda mais saboroso, não é mesmo? Mas, na verdade, o uso desses temperos industrializados não é nada interessante para a nossa saúde.

Além de conterem uma enorme concentração de sódio, os quadradinhos têm ainda uma substância chamada glutamato monossódico, que pode trazer problemas como enxaquecas, náuseas e taquicardia, além de poder estar relacionadas a doenças como a depressão e o mal de Alzheimer.

A solução é sempre optar por temperos naturais e fazer seu próprio caldo em casa.

Cozinhar vegetais na água

Você sabia que, ao deixar um vegetal cozinhando na água, você acaba perdendo a grande maioria dos nutrientes desse alimento? É que algumas vitaminas e minerais são facilmente perdidos no contato prolongado com a água, deixando esses produtos sem nutrientes e até sem sabor. Por isso, sempre que possível, prefira ingerir vegetais frescos, usufruindo o máximo de seu valor nutricional!

Lavar a carne

Não é preciso lavar a carne antes de prepará-la para consumo, embora muitas pessoas acreditem que essa atitude é necessária para remover o máximo possível de bactérias.

Na realidade, a carne pode ser temperada logo após ser retirada da embalagem e colocada na frigideira em seguida, já que o calor da chapa vai se responsabilizar por matar as bactérias existentes no alimento.

 Usar sal de adição

O hábito de colocar o sal na mesa de refeição é também um dos erros mais comuns que cometemos em casa. Se você já temperou o alimento na hora do preparo, não é necessário fazer a adição de mais sal quando for consumi-lo.

Para evitar cair nessa tentação de retemperar o seu prato, evite colocar o saleiro na mesa durante as refeições.

Guardar latas abertas na geladeira

Muitas pessoas têm o hábito de abrir latas de leite condensado, milho cozido ou outros produtos e, depois de utilizar metade do conteúdo, armazenar o mesmo produto dentro da lata aberta na geladeira.

O problema de manter esses ingredientes na lata é que ela, ao longo do tempo, vai começando a liberar metais tóxicos no alimento, podendo provocar, futuramente, um quadro de intoxicação alimentar.

Para evitar que isso aconteça, basta tirar o alimento da lata que você abriu e armazená-lo em um pote de vidro, cerâmica ou plástico.

Usar óleo para cozinhar massas

Você sabia que não é preciso acrescentar óleo na água que vai cozinhar o seu macarrão para que ele não grude? Essa atitude só deixa a massa mais escorregadia e com maior dificuldade de aderir ao molho.

Além disso, o sal só deve ser adicionado à agua depois que ela estiver fervendo. Do contrário, ele pode fazer com que ela demore mais a ferver.

Virar o bife frequentemente para fritar

Virar o bife na grelha a cada minuto até pode fazer com que ele fique pronto mais rápido, mas esse hábito pode prejudicar o sabor e as propriedades da carne, deixando-a em uma qualidade inferior a que ela pode oferecer.

Quando for preparar o bife, coloque a carne na grelha (ou frigideira) bem quente e deixe fritar de um lado até que as bordas mudem de cor. Depois, é só virar para o outro lado e repetir o procedimento.

Também é bom não apertar a carne durante o processo, já que isso pode fazer com que ela perca seus sucos e resseque. Ou seja: nada de ter pressa nessa hora!

Deixar a comida esfriar para colocar na geladeira

Não se deve colocar comida quente na geladeira, pois isso aumenta o consumo de energia do eletrodoméstico, certo? Errado.

Sabemos hoje que, além das geladeiras atuais darem conta do recado, guardar os alimentos ainda quentes diminui o risco de contaminação dos produtos.

E aí, quais desses erros você estava cometendo na sua cozinha? Quais deles já conhecia? Compartilhe a sua experiência com a gente nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *