Bons temperos podem mudar completamente sua comida

Ninguém se esquece do tempero da comida da família, não é mesmo? Além de dar mais personalidade ao prato, escolher bem os temperos certos também pode contribuir para a sua saúde. Isso porque, ao adicionar algumas ervas, acabamos reduzindo a quantidade de sal, cuja alta concentração de sódio pode prejudicar o nosso organismo. Além disso, os temperos ressaltam o sabor de qualquer alimento, e os deixam com aparência mais suculenta.

Não importa qual o seu paladar, experimentar alguns temperos vai deixar as suas receitas mais gostosas! Veja abaixo algumas opções e use a sua criatividade!

Açafrão

Ideal para dar cor às carnes brancas, como o frango assado e também ao arroz, o açafrão é um dos maiores aliados da saúde. Além de ser bem saboroso, ele ainda previne doenças no cérebro e auxilia a memória.

Alecrim

Com o sabor um pouco adocicado, ele é ótimo para acompanhar peixes e legumes, e a batata assada com alecrim também é uma ótima opção! A erva é conhecida por prevenir problemas de visão, como a catarata, e doenças na retina.

Alho

Pode ser usado no refogado, mas também com seu dente inteiro assado acompanhando carnes e legumes. Sua ação acontece na corrente sanguínea, diminuindo a pressão e controlando o colesterol.

Cardamomo

Essa semente é pouco utilizada na nossa culinária, mas dá um sabor especial à massas, principalmente aos pães, tortas e bolos! O cardamomo tem alto poder digestivo, além de ser associado à melhoria do sistema urinário.

Cebola

Uma das opções mais versáteis, a cebola pode ser usada crua, cozida, refogada ou até caramelizada. Além de saborosa em praticamente qualquer receita, ela traz benefícios contra a trombose e a aterosclerose.

Coentro

Conhecido nos principais pratos do Nordeste, como a moqueca, o coentro também pode acompanhar refeições mais simples, como carnes ou peixes assados. Ele é rico em vitamina C, auxiliando a imunidade do corpo.

Hortelã

Para quem gosta de combinações mais exóticas, a hortelã pode ser uma boa pedida em risotos ou no frango, em molhos que podem ser combinados com iogurte, por exemplo. Ela atua como expectorante, aliviando tosses e coriza.

Manjericão

Perfeito para acompanhar massas, molhos e até doces com morangos e outras frutinhas mais azedas, o manjericão tem, além de um cheiro marcante, propriedades que ajudam o sistema cardiovascular.

Pimenta

As pimentas são alimentos conhecidos como termogênicos, que aceleram o metabolismo e auxiliam no emagrecimento. Podem temperar praticamente qualquer prato e ainda oferecem grande variedade de tipos: a pimenta rosa, por exemplo, pode ser usada inteira, em suas bolinhas, em molhos, pizzas e até doces!

Salsinha

De sabor suave, a folhinha é ideal para quem prefere temperos mais leves em carnes, massas ou até saladas (as de batata e macarrão ficam deliciosas!). A salsinha é rica em antioxidantes, contribuindo para a redução de inchaços e inflamações.

Vale lembrar que a melhor opção é utilizar as ervas frescas para que a maior parte de seus nutrientes sejam mantidos, mas se você só encontrar as versões secas dos temperos, não tem problema: de qualquer forma, elas são mais saudáveis do que os temperos prontos, que têm alta quantidade de sódio!

O desafio aqui é melhorar a saúde mantendo o sabor de todas as suas receitas! Já experimentou essa troca? Teste novos sabores na sua casa e conte para a gente quais foram os resultados! Aproveite e comente esse post compartilhando as suas receitas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *