Dicas para não errar na hora de preparar o seu chá

Bebida tradicional em muitos lares e cafés, o chá é uma pedida para qualquer hora do dia ou da noite. Podem ser usados para aliviar incômodos como o estresse, ansiedade, problemas intestinais, insônia sem recorrer a remédios, ou ainda prevenir ou ajudar no controle de doenças como diabetes e colesterol, além do mais são repletos de vitaminas como a A, C, E as do complexo B, e possuem diversos minerais. Quer saber como fazer aquele chá delicioso aproveitando todas as suas propriedades? Você encontrará tudo o que precisa saber neste post!

Primeiramente precisamos garantir a qualidade das folhas a serem usadas para o preparo do chá, elas devem ser armazenadas em local seco e fechado, você pode armazená-las em uma lata que não utilize mais, deixar as folhas na geladeira não é indicado devido a umidade o que pode fazer com que as ervas mofem. O chá pode ser feito de dois modos: Por infusão onde é despejada a água quente sobre as ervas e depois de coado já pode ser servido ou então, fervendo-se a erva juntamente com a água.

Como cada tipo de chá possui uma temperatura há quem não goste de ferver a água, nestes casos o melhor a se fazer é ferver a água e deixá-la esfriar. Ferver a água também elimina o cloro e microrganismos.

Muitos chás sequer precisam ser adoçados para beber, mas se não for possível bebê-lo sem açúcar de preferência aos adoçantes naturais como o mel.

O chá gelado, é uma boa pedida para os dias quentes, para o seu preparo tome cuidado com quantidade de cubos de gelo para que conforme derretam não deixem a bebida com gosto “aguado”, para que isso não aconteça, use mais folhas no preparo para que o sabor fique mais intenso. Para o seu preparo, o procedimento é o mesmo do chá convencional.

Temperatura: Fique atento quanto a temperatura do chá, pois há uma temperatura de acordo com o tipo de chá. Veja as temperaturas indicadas para cada tipo de chá:

Chá verde e branco – entre 60 °C e 90 °C, tempo médio de infusão entre 1 e 3 minutos.

Chá preto – na faixa de 100 °C, tempo médio de infusão de 2 a 5 minutos.

Se o chá for comprado, respeite o tempo como descrito na embalagem.

Experimente adicionar frutas ou outras ervas ao seu chá como limão ou hortelã, fica uma delícia.

Gostou? Então faça seu chá seguindo nossas dicas e comente sobre o resultado final em nossa página!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *