Dicas para seu churrasco

Para se fazer um bom churrasco, muita coisa conta: o carvão, o fogo, a distância entre a chama e a carne, o método usado para acender a churrasqueira. Para você não errar siga estas dicas que preparamos especialmente para os amantes do churrasco!

– Não coloque a carne logo que o fogo acender, aguarde pelo menos 15 minutos para que a chama inicial já tenha sido toda liberada e não transfira gosto e cheiro à carne.

– Cuidado para não usar substâncias toxicas como óleo diesel, gasolina, etc, para acender o fogo, o óleo de cozinha e o álcool são os mais indicados.

– Se o tempo estiver frio use mais pedras de carvão para manter a chama.

– Já está disponível no mercado, carvão que já vem envolvido com substâncias que pegam fogo, não sendo necessário despejar óleo ou álcool sobre eles.

– A quantidade de carvão varia de acordo com o tamanho da sua churrasqueira, coloque os maiores pedaços no fundo. De início disponha-os em um monte, como no formato de uma pirâmide. Assim que virar brasa, desfaça o monte e os distribua uniformemente pela churrasqueira.

– Se o fogo já estiver sido iniciado, não jogue álcool.

– Carne muito perto da chama, forma uma crosta que a impede de assar por dentro e muito longe perde o gosto, é claro que com a prática você saberá calcular a altura ideal para cada tipo e tamanho de carne,

– Para os iniciantes fica a dica: Se estiver perto demais a gordura da carne irá pingar muito rápido, levantar a chama e queimar a carne, se estiver longe de mais, a gordura pingará muito lentamente.

– Sem pressa! Não adiantar jogar carvão com a intenção de intensificar a chama, a carne fica boa sendo assada com a brasa e não com labaredas

– Fique atento quanto a procedência do carvão, um de má qualidade exige mais esforço para acender e manter o fogo.  Carvão quebradiço não é de qualidade. O melhor carvão é aquele provindo de acácia negra e eucalipto.

– Sabe as cinzas que ficam na churrasqueira? Antes de tudo, junte as cinzas e as guarde pois se o fogo estiver muito alto, ao jogar as cinzas o fogo abrandará. Não caia na tentação de jogar água, isso fará com que o calor de todo o carvão se perca.

Mas e se na turma tiver um vegetariano? Mas aqueles que não comem carne, podem sim aproveitar um bom churrasco. A clássica combinação do provolone com abacaxi já é uma constante na maioria dos churrascos e por que não abusar de outras variações? Diferentes queijos casam muito bem com diferentes frutas.

Fazer espetinhos vegetarianos na sua churrasqueira poderá ser o maior sucesso! Use alimentos diferentes e coloridos para dar um charme a mais como o tofu, cogumelos, queijos diversos, pimentões, tomates, azeitonas, cebola, milho-verde etc. É bem fácil agradar a todos, basta usar um pouco da imaginação, e das nossas dicas é claro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *