Doce de leite especial

Sua origem é cheia de incertezas, mas acredita-se que surgiu na Argentina. Trata-se de uma simples mistura de açúcar e leite ao fogo que se transforma em um doce muito apreciado. E para ficar mais gostoso ainda, nada melhor do que prepará-lo em uma panela de ferro em um fogão a lenha pois além de ficar com aquele gostinho que lembra a roça você economizará, já que o preparo do doce de leite requer muitas horas de dedicação.

Separamos para você receitas e dicas para que seu doce de leite fique delicioso, e o melhor de tudo é que é muito simples de se fazer!

É possível prepará-lo para que ele fique pastoso ou para que possa ser cortado, vamos ensinar das duas formas:

 

Doce de leite cremoso

Ingredientes:

2 litros de leite fresco, se for usar leite industrial opte pelo tipo A (de saquinho);

500 gramas de açúcar.

Modo de Preparo:

Escolha uma panela de ferro funda e larga e adicione o leite e açúcar aos poucos ao fogo baixo, mexendo sempre por cerca de 2 horas e meia. A mistura começará a ganhar cor indo de amarela a caramelo e também começará a engrossar.

Após verificado o ponto, desligue o fogo continue mexendo até que esfrie um pouco.

Retire a panela do fogo e despeje o doce em uma compota ou outro utensílio, armazene-o na geladeira por no máximo 10 dias.

 

Doce de leite em pedaços

Para o preparo do doce de leite com consistência, use mais leite:

Ingredientes:

10 litros de leite;

2,5 Kg de açúcar;

½ colher de chá de bicarbonato de sódio.

Modo de preparo:

Coloque na panela o leite e o bicarbonato e leve ao fogo até começar a ferver, adicione o açúcar. Daí é só mexer constantemente até que chegue no ponto.

Retire do aquecimento e bata levemente o doce com uma colher até que fique firme. Despeje o doce em uma superfície plana e resistente ao calor, espere até que esfrie e corte em cubos.

Tempo de preparo é em torno de 4 horas.

Mantido na geladeira dura até 3 meses, mantido fora dura 10 dias.

 

Há também como fazer o doce na panela de pressão, neste caso coloque uma lata fechada de leite condensado dentro da panela e coloque água suficiente para cobri-la e deixe cozinhar em fogo médio por cerca de 30 minutos. Aguarde a lata esfriar antes de abri-la, fazer isso com ela ainda quente o doce será arremessado.

 

Algumas dicas especiais:

– O Bicarbonato de Sódio seve para evitar que o leite talhe, serve também para neutralização do leite e também influencia na coloração do doce – Se o doce estiver muito escuro diminui a quantidade, e aumenta se estiver muito claro. Além de deixar o doce com uma consistência mais lisa;

– Mexa constantemente o leite para evitar que o doce grude no fundo da panela;

– Prefira uma colher de madeira ou com cabo de madeira para evitar queimaduras;

– O ponto final do doce de leite em pedaços pode ser feito colocando-se um pouco do doce em um copo de água fria, se o doce ficar maleável e não grudar nas mãos, está no ponto;

– Para determinar o ponto final ideal do doce pastoso, coloque um pouco dele em um copo de água fria, se o doce for para o fundo do copo sem desmanchar está no ponto;

– Se sua panela não é tão funda e você está com receio do leite subir muito coloque um pires virado para baixo dentro da panela com o leite, retire-o quando a mistura começar a engrossar.

Qual seu doce favorito? Conte pra gente!

11 comentários em “Doce de leite especial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *