Vantagens da sanduicheira de ferro

A principal vantagem da sanduicheira de ferro é a sua durabilidade, já que a maioria delas é fabricada atualmente com materiais menos resistentes e que estragam com maior facilidade. Se bem preservada, com a limpeza e trato corretos, a sanduicheira de ferro durará ainda muitos anos, e sem perder suas propriedades. Para evitar que ela enferruje, após a limpeza com água, sabão neutro e uma esponja, seque a panela com o calor do forno, coberta por uma pequena camada de óleo — deixe esquentar até sair fumaça.

Outro ponto positivo é que a maior parte dos utensílios feitos de ferro é naturalmente antiaderente. Sem precisar ser revestido com o material conhecido como Teflon, os alimentos dificilmente grudam na sanduicheira (ou nas panelas de ferro) e, por causa disso, você não precisa usar muita gordura para cozinhar. Tudo isso faz com que a sanduicheira de ferro seja mais fácil de limpar, te ajudando a economizar seu tempo (e dinheiro) na hora da lavagem.

Além dessas vantagens, ao utilizar uma sanduicheira de ferro você economiza cerca de 35% da fonte de calor na hora de cozinhar. Além de poder colocá-la sobre a chama do fogão a gás, a lenha ou elétrico, o ferro faz com que o cozimento do alimento seja mais rápido e uniforme, mantendo a temperatura por mais tempo e ainda deixando o pão mais saboroso e crocante.

Você já tem uma dessas em casa? O que acha de cozinhar em utensílios de ferro fundido? Conte pra gente as suas histórias!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *