Veja como você coloca sua saúde em risco enquanto cozinha

Além de ser uma arte, cozinhar é um ato de amor e de prazer. Você cuida com carinho do bem-estar da família e se preocupa em preparar pratos que sejam nutritivos e saudáveis, não é? No entanto, na cozinha há alguns fatores que devem ser observados para não colocar a saúde em risco.

Neste post, queremos falar sobre alguns dos riscos envolvidos no processo de preparação dos alimentos em sua cozinha. Confira!

O risco de contaminação ao preparar os alimentos

A cozinha é um ambiente favorável à proliferação de bactérias e a falta de higiene só agrava esse risco. A limpeza do ambiente, dos utensílios e equipamentos é um cuidado fundamental para evitar a contaminação dos alimentos durante a preparação.

Veja alguns exemplos de como você pode estar contaminando os alimentos sem perceber:

  • cozinhar estando gripada, com diarreia ou com ferimentos nas mãos e antebraços;
  • não prender os cabelos, correndo o risco de deixar cair fios na comida;
  • usar bijouterias, como anéis e pulseiras, que podem trazer bactérias para a cozinha;
  • não lavar as mãos antes de cozinhar e depois de manusear carnes cruas;
  • usar o mesmo pano de prato para enxugar utensílios e também as mãos;
  • usar a mesma tábua para cortar carne e para picar legumes — tenha tábuas separadas para cada finalidade ou, pelo menos, use um lado da tábua para a carne e o outro lado para legumes;
  • deixar a louça suja se acumular na pia, favorecendo o crescimento de bactérias;
  • não limpar muito bem os equipamentos como forno, geladeira, fogão, liquidificador, batedeira, grill, sanduicheira e outros;
  • não secar muito bem a bancada de trabalho, a pia e equipamentos, permitindo que a umidade favoreça a proliferação de bactérias;
  • deixar que os alimentos preparados fiquem por mais de duas horas fora da geladeira, principalmente no verão;
  • permitir que animais de estimação circulem pela cozinha durante a preparação da comida.

O risco de usar utensílios que contenham substâncias prejudiciais à saúde

Produtos químicos usados na confecção de panelas podem passar para a comida e colocar sua saúde em risco. Você já deve ter ouvido falar que o excesso de alumínio, por exemplo, pode provocar danos neurológicos, ósseos e hematológicos. No entanto, a ANVISA esclarece que a ingestão diária de até 60 mg de alumínio por uma pessoa de 60 quilos é inofensiva. Assim, a quantidade da substância ingerida quando a comida é preparada em panelas de alumínio estaria bem abaixo do limite seguro. Da mesma forma, o níquel usado nas panelas inox também pode causar alergias em caso de ingestão em excesso. Já o cobre pode interagir com alimentos ácidos e com o sal, e se desprender da panela, causando intoxicações. As panelas antiaderentes também trazem produtos tóxicos em sua confecção e devem ser descartadas quando apresentarem arranhões ou desgaste.

Na dúvida, para se manter dentro do limite seguro, procure ter utensílios de diferentes materiais para evitar cozinhar sempre nas mesmas panelas, pois o que faz mal é o excesso daquelas substâncias. O ideal, na verdade, é escolher materiais seguros, como o vidro, a cerâmica, o barro, a pedra e o titânio. Já os utensílios de ferro fundido são até recomendados pelos médicos para prevenir anemia, já que a quantidade de ferro passada para a comida é benéfica ao organismo humano. Só tome cuidados apropriados na limpeza de suas panelas de ferro, para evitar a ferrugem.

O risco de acidentes na cozinha

Além da contaminação e dos materiais tóxicos, você precisa tomar cuidados para evitar acidentes enquanto cozinha. Não coloque sua saúde e segurança em risco!

Evite acidentes com eletricidade: os equipamentos elétricos devem estar em perfeitas condições de uso e nunca devem ser manuseados com as mãos molhadas.

Evite quedas: o piso da cozinha nunca deve estar escorregadio. Qualquer área molhada deve ser secada imediatamente.

Evite cortes: guarde as facas em caixas ou suportes de madeira e tenha cuidado ao manuseá-las.

Evite queimaduras: use pegadores de panelas, evite roupas largas e longos cabelos soltos que podem encostar na chama do fogão, e vire os cabos das panelas para o fundo, enquanto estão no fogo.

Evite incêndios: não use capas para botijões de gás; se o óleo na panela pegar fogo, desligue a chama e tampe imediatamente ou jogue sal na panela (nunca água nem farinha!); se o fogo for dentro do forno, desligue a chama e não abra a porta, pois o oxigênio pode alimentar o fogo — caso você não consiga controlar a situação sozinha, tire todos de casa e chame imediatamente os bombeiros!

Como você viu, a cozinha pode ser um ambiente perigoso, mas bastam alguns cuidados para que o ato de cozinhar seja só prazer. Esperamos seus comentários e suas dicas para manter a cozinha segura e livre de riscos para a saúde!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *