Descubra 8 segredos para cozinhar de forma mais saudável

Cozinhar de modo mais saudável é uma tarefa mais simples do que se imagina. Para quem quer saber por onde começar, este artigo apresenta uma série de medidas que podem ser tomadas em rumo a uma alimentação saudável e equilibrada. Saiba aquilo o que evitar e também o que incrementar aos pratos para fazer bem para o seu organismo! Vamos lá?

Troque os grãos refinados pelos integrais

Uma opção muito simples e eficiente para quem quer manter uma dieta saudável é trocar os grãos refinados pelos integrais. Além de passarem por menos processos químicos, esses cereais possuem mais fibras, vitaminas, magnésico, zinco e outros nutrientes. Também auxiliam no funcionamento do intestino e oferecem menos riscos à saúde.

Adicione mais frutas e legumes às suas refeições

Essa é outra medida simples e que exige muito pouco da rotina de quem quer melhorar a alimentação. O ideal é que se coma no mínimo 4 porções por dia. As frutas são ótimas intercaladas entre as refeições, pois não atrapalham o apetite e oferecem muitas vitaminas para o organismo. Os legumes podem ser consumidos frescos ou combinados com pratos no almoço e no jantar, adicionando mais vida e sabor para a sua comida!

Consuma carne de modo consciente

Muita gente fala dos malefícios da carne, mas é certo que ela é uma ótima fonte de proteínas para o corpo. O ideal é comer carne vermelha somente uma vez por semana, e nos outros dias alternar entre carnes brancas e magras como peixes e aves. Lembre-se de que a carne vermelha é também rica em gorduras saturadas, que deve se moderada na dieta de pessoas hipertensas e daquelas que buscam uma alimentação mais equilibrada.

Escolha lácteos menos gordurosos

As opções de laticínios sem lactose são uma boa opção para aqueles que querem cortar a gordura saturada. Creme de leite e o próprio leite são ótimas fontes de cálcio e devem ser consumidas com regularidade. No preparo das receita, evite os laticínios integrais e saboreie essas delícias sem prejudicar a sua saúde.

Cozinhe em porções razoáveis

Fazer muita comida automaticamente incita um consumo maior do que o necessário. Não descuide das porções e faça somente o que precisa para ficar saciado, sem exageros. Essa é também uma forma de reduzir o consumo de calorias da sua dieta.

Use um bom açúcar

Os açúcares são os grandes vilões da culinária moderna, acompanhando desde bebidas até tortas e sobremesas variadas. O ideal seria evitar o consumo do ingrediente e substituir os pratos doces por opções como frutas e alimentos mais leves. Para aqueles que preferem uma alternativa, entretanto, podem optar por trocar o açúcar refinado pelo mascavo, demerara ou mesmo o cristal. Se ele for orgânico, melhor ainda!

Não exagere no sal

O brasileiro adora colocar um salzinho no feijão, mas atenção! Com o consumo frequente de grandes quantidades de sódio, aumenta-se o risco de doenças cardiovasculares e interfere na função dos rins. Portanto, substitua o ingrediente por temperos naturais, como alho e cebola, que além de muito gostosos fazem bem à saúde.

Experimente temperos diferentes e naturais

Muitos temperos saudáveis podem adicionar sabor à comida sem danos ao organismo, auxiliando na manutenção de um bom metabolismo. Ervas frescas, frutas cítricas e especiarias são boas pedidas, além de deixar aquele cheirinho gostoso durante o cozimento!

E você, o que faz para cozinhar de maneira mais saudável? Compartilhe seus segredos com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *