O mercado alimentício tem explorado muitos novos alimentos e novas técnicas de culinária como uma tentativa de inovar cardápios e agradar aos clientes mais exigentes.
Hoje, é possível encontrar uma grande variedade de pratos servidos com chutneys, que são um tipo de conserva, de origem indiana, feito com pimentas, frutas ou vegetais e com sabor marcante agridoce. Sua consistência é o que diferencia esse produto dos molhos e caldas, também feitos de frutas e vegetais, já que o chutney se parece mais com uma geleia!
Utilizado como alternativa para aumentar a conservação de alimentos perecíveis através da adição de açúcar em sua elaboração, o chutney é uma das iguarias mais procuradas da culinária moderna. Para você, que é um curioso dentro da cozinha, vamos dar 5 dicas de como utilizar chutneys em seus pratos. Confira!
Chutney de pimenta
Os chutneys elaborados a partir da pimenta são os mais tradicionais na cozinha indiana. São de preparo fácil e rápido, geralmente com quase nenhum tempo de cocção.
Esse tipo de conserva combina com carnes, quando é aquecido, ou com antepastos e pequenas entradinhas, quando fresco. Apesar do forte sabor da pimenta, o chutney pode suavizar a ardência por ser preparado com açúcar e gengibre.
Chutney de Abacaxi
As frutas são boas opções para elaborar condimentos para pratos diferenciados. O chutney de abacaxi, que também leva açúcar, gengibre, pimenta do reino, alho e cebola, é um excelente acompanhamento para carnes suaves, como porco ou peru.
Chutney de Manga
Esse tipo de conserva é muito comum em regiões caribenhas ou na África do Sul devido à grande quantidade de mangas no mercado nesses locais! Geralmente, é servido como acompanhamento de peixes e grelhados. No Brasil, o chutney de manga foi um sucesso instantâneo por apresentarmos hábitos alimentares semelhantes a essas regiões do mundo.
Essa iguaria combina com qualquer tipo de carne, mas ficam mais especiais quando servidos com preparo quente como complemento de frango, ou como aperitivos, em sua forma fresca, para adicionar a pães e queijos.
Chutney de Hortelã
A culinária árabe também pode se beneficiar das características da alimentação indiana. Um chutney de hortelã, requintado com lascas de cebola e alho, pode cair muito bem com carnes de sabor forte como, por exemplo, a carne de cordeiro. Além disso, esta conserva de hortelã pode ser uma alternativa refrescante para servir no verão como aperitivo no lugar de patês pesados de defumados e queijos.
Chutney de Tomate
Quer uma alternativa saudável para o ketchup, sem perder o sabor adocicado? Que tal tentar provar um chutney de tomate? Essa conserva combina com todos os tipos de carne, inclusive a vermelha, e pode incrementar um hambúrguer comum servido com carne e queijo.
Mergulhar sua batata frita nesta geleia de tomate também pode ser uma experiência mais interessante do que manter o tempero padrão, como mostardas e ketchups. Ele ainda vai bem — como todas as outras variedades de chutney — como aperitivo para ser servido com torradinhas, pães árabes e queijos especiais.
Essas são só algumas ideias de quais chutneys preparar e como servi-los! Como o chutney é um tipo de conserva, você pode e deve usar sua imaginação para criar novos sabores, especialmente se você gosta de ousar na cozinha, testando frutas da estação ou vegetais que não citamos aqui.
Você já experimentou algum sabor de chutney na sua cozinha? Quais são as suas combinações favoritas? Conte para a gente e até a próxima!
Doces mineiros que você não pode deixar de experimentar!
A culinária mineira é bastante variada e repleta de pratos deliciosos. Mas o que acabou virando tradição e, claro, caiu no gosto popular foram os famosos doces!
Seja em compota ou em barra, as receitas são diversificadas e despertam os sentidos de quem quer que seja. É praticamente impossível chegar numa casa mineira e não ser recebido com uma goiabada acompanhada de queijo minas por exemplo. Mas apesar de popular, existem outros doces tão famosos quanto esse, que você descobre assim que conhece uma típica casa de doces da região.
Confira um pouco mais sobre essas delícias a seguir!