A fórmula para um vida saudável é uma velha conhecida de todos: alimentação nutritiva, sono na medida certa e exercícios físicos regulares garantem o bem-estar e podem prevenir doenças como câncer a obesidade. Mas o que mais podemos fazer para manter a saúde do nosso corpo e mente?
Confira algumas dicas para tornar o seu dia a dia ainda mais saudável!
Desfrute do café da manhã
Quem acorda cedo sabe o quanto é difícil arrastar-se até a cozinha e, com os olhos ainda ardendo, empurrar um café da manhã insosso para dentro do estômago. Muitas vezes, trocamos a primeira refeição do dia por dez ou quinze minutos a mais de sono sem pestanejar.
O problema é que isso não é nada saudável! Um boma desjejum é importantíssimo para evitar picos de fome durante o dia, bem como dar um pontapé inicial no metabolismo e colocar todo o aparelho digestivo para funcionar.
Se você não sente fome logo cedo pela manhã, não precisa encarar um verdadeiro café da manhã inglês, com direito a várias salsichas, bacon e ovos cozidos, mas acostume seu organismo pouco a pouco. Invista em refeições leves, porém ricas em vitaminas e minerais.
Por que não aproveitar o momento para comer uma fruta? Quem sabe várias delas? Aos poucos, vá aumentando a quantidade e as opções do cardápio.
Aposente momentaneamente a cadeira
A vida moderna nos trouxe televisões, computadores de última geração, sofás e poltronas tão confortáveis e sofisticadas que o ato de sentar se tornou tão natural quanto o de respirar! Costumamos passar a maior parte do dia em cima de cadeiras e nem ao menos nos damos conta disso.
Reduzir o tempo em que permanecemos sentados é um hábito simples que pode trazer benefícios incalculáveis para a saúde. Além de fortalecer a musculatura e evitar vícios de postura indesejados, levantar-se de vez em quando é uma forma prática de aliviar dores de coluna e prevenir doenças.
Nessa hora, vale a criatividade! Ligar a esteira enquanto assiste o último capítulo da novela, trocar aquele filme sem graça por uma caminhada pela rua, dar várias voltas no quarteirão com o cachorro, limpar a casa e tirar a poeira do fundo do armário, tudo isso conta como estratégia para manter-se na ativa e desenferrujar as juntas.
Se você trabalha sentado e vê-se obrigados a debruçar tardes inteira em frente a uma tela de computador, alguns artifícios poderão ajudá-lo a interromper as horas intermináveis sobre a cadeira do escritório.
Levante-se durante reuniões, caminhe enquanto fala ao telefone (cuidado com o fio!), faça intervalos periódicos para se levantar e dê um passeio rápido pela firma. Mude de lugar, troque de ambiente, medite, relaxe, alongue-se.
Uns dois ou três minutinhos de espairecimento podem ajudar a trazer uma solução para aquele problema incorrigível. Para adquirir o hábito dos intervalos, programe o celular para despertar a cada uma ou duas horas!
Lance mão da panela de ferro
Anemia, isto é, carência de ferro, é um mal que atinge várias pessoas. O nutriente é essencial ao transporte de oxigênio para as células e músculos do corpo. Sensação de fraqueza e desânimo são alguns dos sintomas mais comuns da doença.
Para dar uma turbinada na ingestão de ferro do seu organismo, estudos comprovam que uma boa pedida é cozinhar alimentos em panelas de ferro. Por que não tirar aquela relíquia da família do fundo da cozinha? Se não tiver, compre uma panela de ferro nova, que é ainda melhor. O investimento certamente valerá a pena e será uma forma prática de consumir o nutriente.
No mais, utilize alimentos como feijão, lentilha, carnes magras e folhas escuras tal como espinafre e couve. Ricos em ferro, eles poderão dar um chega pra lá na anemia!
Reduza o sal
Essa é uma tecla mais do que batida. Os médicos e profissionais de saúde com frequência alertam para as consequências do consumo excessivo de sódio. Além de causar inchaço, a substância em demasia pode levar à hipertensão arterial.
Tirar o saleiro da mesa durante as refeições é uma ótima ideia para contornar o problema, mas é preciso também estar atento ao sódio escondido nos alimentos industrializados. Comida congelada, biscoitos, salgadinhos e até mesmo sucos e refrigerantes podem ser fonte desse mineral. Fique sempre de olho ao fazer as suas compras — se possível, incorpore à rotina o hábito de ler os rótulos do alimentos.
É sempre importante estar a par daquilo que você e sua família consomem. Aposte sempre que possível em alimentos naturais — encha a casa de frutas, verduras, castanhas, legumes. Pesquise sobre vitaminas e minerais e transforme as idas ao mercado em momentos de aprendizado e consciência.
E você, tem outras dicas secretas para deixar a vida mais saudável? Conte para a gente nos comentários e até a próxima!