7 dicas inteligentes que vão transformar sua vida na cozinha

Se você é um pouquinho gourmet, provavelmente concorda que cozinha é um dos locais mais agradáveis da nossa casa, já que representa uma ótima oportunidade para juntar a família e preparar refeições deliciosas. Por outro lado, cozinhar para muita gente ou tentar receitas mais complicadas pode ser estressante, e conhecer alguns truques para facilitar a sua vida nessa hora é sempre uma boa ideia!

Pensando nisso, separamos hoje 7 dicas que vão te ajudar a cozinhar de forma mais inteligente para você ficar cada vez mais profissional. Confira!

Frascos de molhos para crepes

Um fraco de ketchup, por exemplo, pode ser muito útil para otimizar o tempo na cozinha fazendo crepes ou outras massas. Lave bem o frasco e coloque a massa para crepe dentro dele: o bico da embalagem ajudará a colocar a massa na frigideira da maneira que quiser, permitindo até mesmo que você solte a criatividade e faça formas divertidas, com mais praticidade e sem sujeira!

Evitando derramamento em fervuras

Apesar de ser uma dica batida para pessoas mais velhas, alguns ainda não conhecem esse segredo valioso. Colocar uma colher de pau sobre a panela fará com que a espuma da fervura não derrame e faça aquela bagunça no fogão. Durante o cozimento, quando a espuma encosta na colher, ela para sua subida e, assim, não corre o risco de transbordar.

Retirando as folhinhas dos morangos

Receitas com morangos são deliciosas, mas dependendo da quantidade a ser utilizada, cortar as coroas de cada um pode levar um bom tempo. Para agilizar, utilize um canudo, desses mais resistentes que vêm em fast foods: espetar o morango com o canudinho, da ponta mais fina até onde fica a coroa, fará com que ela se desprenda do morango facilmente assim que o canudo a empurrar!

Separar a clara da gema

Essa tarefa pode parecer muito difícil para quem não tem prática, mas pode ser feita sem maiores problemas. Quebrar o ovo em um funil fará com que somente a clara desça por ele, deixando a gema parada dentro do utensílio. Se não tiver um funil, improvise cortando a boca de uma garrafa. Outra dica aqui é sempre separar a gema da clara com o ovo ainda frio, já que isso diminui as chances de que a gema estoure.

Use panelas de ferro fundido

De acordo com dados publicados pela OMS, o uso de panelas de ferro na hora de cozinhar alimentos ajuda na suplementação desse mineral na alimentação. Inclusive, o uso desse tipo de panela é recomendado como terapia alternativa no tratamento de anemias e para gestantes!

O ferro ajuda no transporte de oxigênio no sangue para nossas células, dando energia, disposição e vitalidade à pele.

Esquentar pizza sem amolecer a massa

Usar o micro-ondas para esquentar pizza pode dar uma textura “borrachenta” à massa, mas, na verdade, é possível conseguir uma pizza crocante mesmo no micro-ondas, você sabia? Para isso, coloque a pizza dentro do micro-ondas junto com um copo com água (um ao lado do outro, não vá despejar a água na pizza!). Isso fará com que a pizza não fique mole, deixando a massa mais gostosa igual a quando saiu do forno!

Cortar um bolo ao meio com precisão

Cortar o bolo ao meio para rechear é sempre uma dificuldade. Para resolver esse problema, uma dica fácil é usar um fio de nylon ou fio dental (sem gosto, claro)! Enrole-o ao redor do bolo na altura que você quer fazer o corte, dando uma volta horizontalmente. Quando as pontas se cruzarem, puxe-as no sentido oposto com firmeza. Dessa forma, a linha passará no meio do bolo e ele será cortado com perfeição!

E você, já conhecia essas dicas? Tem outras estratégias para cozinhar de forma mais inteligente? Compartilhe com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *