7 mitos da alimentação saudável nos quais você continua acreditando

O tema alimentação é cheio de lendas e saberes que norteiam nossas escolhas sobre o que podemos e o que não podemos fazer ou comer. No artigo de hoje vamos apresentar vários mitos relacionados com a prática da alimentação saudável que você muito provavelmente acredita ser verdadeiros, mas que, na verdade, não são!

Ficou curioso? Leia o texto abaixo e desvende os mistérios de uma alimentação saudável!

Comer ovo faz mal para o coração

O ovo foi considerado, por muito tempo, um dos maiores vilões da alimentação humana devido à concentração de colesterol encontrada na gema. O que a medicina descobriu, no entanto, é que o colesterol consumido através da alimentação na verdade não influencia diretamente a nossa produção de colesterol sanguíneo.

As alterações nos nossos exames bioquímicos são reflexos da ingestão elevada de gorduras saturadas e frituras, e não necessariamente da ingestão de ovos!

Comer carboidrato engorda

Não é bem assim que as coisas funcionam. Nós engordamos porque ingerimos um volume alto de calorias por dia, resultando na produção de reservas adiposas corporais. Os carboidratos, quando consumidos na quantidade certa, não são responsáveis por aumentar nosso peso corporal. A regra é sempre manter o equilíbrio na hora de consumi-los!

Granola faz muito bem para a saúde

Sim, é verdade que o consumo de granola pode te ajudar a aumentar a ingestão de fibras e melhorar a qualidade da sua alimentação, mas é preciso estar atento ao tipo de granola que você está comprando. Muitas granolas são ricas em açúcar, ingrediente que, quando consumido em excesso, pode prejudicar significativamente a nossa saúde, não é mesmo?

Cozinhar em panela de ferro faz mal

Existe um grande mito relacionado com a cocção de alimentos em panela de ferro que afirma que o material utilizado nesses utensílios pode prejudicar a qualidade da refeição produzida nela. Mas a realidade é que, muito pelo contrário, cozinhar alimentos na panela de ferro pode fazer muito bem para a saúde, já que aumenta a nossa ingestão desse mineral na alimentação, visto que a panela transfere ferro para os alimentos durante a cocção.

Comer glúten faz mal

O glúten é o grande vilão da alimentação saudável na atualidade, porém essa proteína encontrada no trigo é julgada injustamente. O glúten só é considerado uma proteína tóxica para quem sofre de doença celíaca. Se você não tem essa doença, pode ingerir glúten sem medo, desde que sempre com moderação.

Comer carne vermelha faz mal para a saúde

A carne vermelha é um alimento riquíssimo em proteínas de alto valor biológico, vitamina B12 e ferro, sendo sua ingestão considerada essencial para a nossa saúde. Apesar de apresentar altas concentrações de gordura saturada, o consumo de carne vermelha, se feito de maneira moderada, não oferece riscos.

Chocolate causa espinhas

O consumo de chocolate em excesso sempre foi relacionado com um aumento de produção de espinhas na nossa pele, entretanto, não é esse alimento o responsável por estimular o desenvolvimento das temidas lesões cutâneas no nosso rosto!

O consumo de alimentos muito gordurosos ou com altos teores de açúcar é que pode estimular o crescimento de algumas espinhas. Por esse motivo é mais importante se preocupar com a qualidade da sua alimentação do que, necessariamente, com o consumo de chocolate na hora de controlar as espinhas.

Esses são só alguns dos vários mitos sobre a alimentação saudável que circulam por ai. Você conhece algum outro mito que não citamos aqui?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *