Confira 4 dicas práticas para a utilização de panelas de ferro fundido

As panelas de ferro fundido são as preferidas de muitos amantes da boa culinária, por serem muito mais resistentes do que as panelas de alumínio ou inox, além de atingir temperaturas muito mais altas. Outra vantagem está relacionada à sua baixa condutividade, que proporciona um aquecimento por igual em sua superfície, resultando em um cozimento mais homogêneo dos alimentos.

Mas a maior vantagem das panelas de ferro fundido está na propriedade liberada durante a cocção dos alimentos que, além de colaborar para acentuar seu sabor, é ótimo para a saúde. Ao utilizar uma panela desse tipo, ela enriquecerá os alimentos com o ferro, nutriente indispensável para o bom funcionamento do nosso organismo.

Descubra no post de hoje como você pode conservar melhor suas panelas de ferro fundido:

O que fazer antes de usar minha panela pela primeira vez?

No geral, as panelas de ferro fundido já saem da fábrica curadas (processo em que os poros da panela são impregnados por óleo ou gordura). Mas, na dúvida, é importante curar a panela antes de utilizá-la pela primeira vez.

A cura deve ser refeita a cada 5 lavagens da panela, pois o sabão ou detergente acabam por remover a gordura. Esse processo protege a panela para que não ocorra ferrugem. Quando o processo é bem-feito, a panela apresenta uma cor preta bem destacada.

Como realizar a cura?

Curar uma panela de ferro fundido é bem simples: basta espalhar uma camada generosa de óleo comestível ou gordura animal por toda superfície da panela e levá-la ao forno na temperatura de 160° por uma hora. Caso a panela tenha alguma parte que não possa ser aquecida, como um cabo de outro material, por exemplo, você pode realizar a cura na chama do fogão.

Neste caso, você deve passar o óleo ou gordura animal na parte interior da panela e colocá-la no fogo por 30 minutos. Em seguida, depois que a panela estiver fria, passe o óleo ou gordura animal na parte exterior da panela e coloque-a no fogo com a boca virada para baixo, de forma que o fogo não atinja a parte que está com a gordura ou óleo. Deixe por mais 30 minutos e pronto, sua panela já está pronta para o uso!

Como lavar minhas panelas de ferro fundido?

Para lavar as panelas, deve-se utilizar sabão neutro, de preferência em barra, pois o detergente pode deixar resíduos nos poros. Evite utilizar esponjas muito abrasivas, pois elas costumam tirar a proteção natural que é formada na panela conforme o uso.

Como preservar minhas panelas de ferro fundido?

Nunca seque uma panela de ferro fundido com pano. Para secá-la, utilize uma fonte de calor. Você pode colocá-la para secar ao sol ou no fogão, o que fará com que toda umidade seja eliminada, ajudando a evitar a ferrugem.

Como evitar a ferrugem?

Se a ferrugem tiver atingido uma área grande da panela, é necessário colocá-la de molho em vinagre comum por 30 minutos. Após este período de molho, utilize uma escova de aço para retirar o excesso de ferrugem e, em seguida, finalize com uma palha de aço. A seguir, lave a panela e realize a cura.

Seguindo estas dicas você preservará suas panelas de ferro fundido por muito tempo e poderá preparar pratos muito saborosos e nutritivos!

Tem mais dicas de como preservar sua panela de ferro fundido? Compartilhe conosco!

09 comentários em “Confira 4 dicas práticas para a utilização de panelas de ferro fundido

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *