Tudo o que você precisa saber sobre as panelas antiaderentes

As panelas antiaderentes chegaram para ficar. Tudo a ver com a cozinha contemporânea e o preparo de pratos rápidos e leves, as panelas antiaderentes viraram uma opção indispensável na cozinha de quase todo mundo. Porém, para que as panelas desse tipo tenham uma boa durabilidade, elas necessitam de alguns cuidados, principalmente para não arranhar ou danificar sua superfície.

Para saber qual o melhor uso da sua panela antiaderente e como fazê-la durar mais tempo, acompanhe o nosso artigo!

Tratamento desde o primeiro uso

Antes de usá-la pela primeira vez, é preciso fazer a limpeza e a queima do revestimento. A “cura” da panela é importante para sua durabilidade e para a proteção da camada antiaderente. Retire a embalagem com todas as etiquetas e adesivos, lave com água morna, detergente e com o lado macio da esponja para não arranhar sua superfície. Depois que a panela secar, regue com um pingo de óleo de cozinha e leve ao calor por 5 minutos. Deixe esfriar novamente e a panela estará pronta para uso.

Peças adequadas

Alguns acessórios de metal ou pontiagudos ferem a superfície antiaderente, prejudicando seu uso por mais tempo. Alguns materiais são mais indicados para cozinhar nessas panelas, como colheres de madeira, espátulas de silicone, nylon ou plástico.

Evite choque térmico

Enfiar a panela quente diretamente debaixo de água corrente pode provocar pequeninas rachaduras e esgarçar a película antiaderente. Para manter a camada sempre em bom estado, espere a panela esfriar antes da lavagem e utilize água morna ou fria.

Para limpar gordura velha ou pesada

O saponáceo cremoso, também conhecido como sapólio, possui um alto poder de limpeza de gorduras impregnadas. O procedimento é simples: cubra de água aquecida todos os pontos espessos de gordura e aguarde alguns minutos. Retire o excesso de água na pia e aplique o saponáceo com uma esponja macia.

Quais as melhores vantagens da panela antiaderente?

A primeira delas é evitar que os alimentos grudem no fundo da panela, fazendo com que você possa dispensar o excesso de óleo no preparo dos alimentos, criando pratos mais saudáveis. Também possui muita facilidade de limpeza e são leves de manusear.

Quais as desvantagens da panela antiaderente?

Sem os cuidados certos, a panela antiaderente pode sofrer muitas escoriações e perder sua superfície antiaderente, até mesmo interferindo no sabor dos alimentos. Para evitar isso, é necessário um cuidado constante e atenção aos acessórios que se utiliza para cozinhar no dia a dia. Esse tipo de panela também não é indicado para alimentos e receitas com cozimentos muito longos ou temperaturas muito altas.

O que preparar

As panelas antiaderentes são próprias para o preparo de alimentos com pouca gordura e que não precisam de muito tempo de cozimento. Para quem gosta de um peixe ou filé de frango grelhado, ou não dispensa um omelete delicioso, não pode deixar de ter uma em sua cozinha. São boas também para saltear legumes ou cogumelos na manteiga, e para quem é fã de comida saudável, é a panela ideal para fazer as receitas refogadas como a abobrinha com cenoura, da Bela Gil, ou uma deliciosa caponata funcional.

Além de todas essas vantagens, as panelas antiaderentes possuem um preço acessível e são muito fáceis de serem encontradas. E você, já adquiriu a sua? O que acha dessas panelas? Conte pra gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *