4 dicas para enriquecer alimentos com ferro e combater a anemia

Se você costuma fazer um acompanhamento da sua saúde, provavelmente já fez exames para medir a quantidade de ferro no seu sangue, não é? E isso acontece porque, se esse número estiver baixo, você pode estar anêmico.

Junto com a anemia, sua saúde fica suscetível a uma série de problemas, como cansaço, palidez, tonturas e falhas de memória, por isso, se você não quer ficar refém de comprimidos para reposição desse mineral, é preciso apostar nos alimentos ricos em ferro.

Mas você sabia que dá para potencializar a quantidade do nutriente na  sua alimentação de formas bem simples? Veja como:

Combine alimentos

Um dos alimentos preferidos por nós, brasileiros, é o feijão. Rico em ferro naturalmente, ele pode ser combinado com outros alimentos para se tornar ainda mais nutritivo. Você costuma comer couve? Então a dica de hoje é fazer um feijão incrementado com folhas do vegetal que é rico em ferro — ele possui mais do mineral do que um bife, por exemplo.

Outra dica interessante, ainda mais se você tem dificuldade em comer legumes e verduras, é fazer um caldo de feijão com couve e brócolis. É só bater os ingredientes cozidos no liquidificador! Para quem tem o dia a dia corrido, é uma mão na roda.

Tome sucos cítricos para enriquecer alimentos com ferro

Essa dica é desconhecida pela maioria das pessoas, mas além de ser simples de colocar em prática, é também saborosa e saudável.

Antes das refeições, tome um copo de suco de limão ou de laranja (naturais!), que são ricos em vitamina C e ainda aumentam a absorção de ferro dos alimentos que você está comendo.

Use uma panela de ferro

Uma boa forma de enriquecer alimentos com ferro é usar uma panela de ferro fundido para cozinhar. Existem diversas receitas que podem ser colocadas em prática. Omeletes e carnes são apenas alguns exemplos!

Além disso, a panela de ferro tem diversas outras vantagens, como você pode conferir neste post.

Não consuma cálcio antes das refeições

Se você está lutando contra a anemia ou tentando prevenir a doença, é preciso saber que ferro e cálcio são elementos que, quando ingeridos juntos, brigam e um deles acaba não sendo absorvido como deveria. Por isso, lembre-se de não tomar leite ou consumir queijos e derivados lácteos nas suas refeições maiores, certo? Deixe esses ingredientes para café da manhã ou lanche da tarde, por exemplo.

Lembre-se de que ao adotar uma alimentação com mais ferro, os resultados não aparecerem de um dia para o outro. Geralmente, o tempo médio para ver a mudança em seus exames é de entre três e quatro meses.

Além disso, não se esqueça de que, quando se fala em problemas de saúde e mudanças na alimentação, não podemos tomar decisões sozinhos, por isso não esqueça de procurar seu médico de confiança e fazer exames periódicos para acompanhar os níveis de ferro no seu sangue!

Conhece outras dicas para turbinar o seu consumo de ferro?

Um comentário em “4 dicas para enriquecer alimentos com ferro e combater a anemia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *