Descubra o poder da panela de ferro fundido no combate à anemia

Panelas de ferro fundido são um encanto à parte. Rústicas, belas e imponentes, novinhas em folha ou heranças antigas de família, não é difícil encontrar o utensílio na bancada da cozinha, ali prontinho para ir para o fogo. E por que não usá-la? Na era dos modernos materiais antiaderentes, lançar mão de uma panela de ferro não é só charmoso como também saudável: elas são excelentes aliadas no combate à anemia.

Ficou curioso? Continue a leitura e descubra mais sobre essa antiga sabedoria popular que já ganhou até comprovação científica.

Em casa de cozinheiro, só tem ferro

Um estudo conduzido pela doutora em nutrição pela Unicamp Késia Quintaes comprovou aquilo que as gerações mais antigas já sabiam, talvez por puro instinto: panelas de ferro fundido são capazes de liberar o mineral quando utilizadas, transferindo o nutriente para os alimentos que estão sendo cozidos dentro dela. Isso mesmo: um feijão preparado numa panela com tal característica conterá taxas mais altas da substância do que aquele preparado em panelas antiaderentes. Nada mais prático do que uma panela de ferro para turbinar as refeições e dar um chega pra lá na anemia.

Para alcançar a conclusão final, a pesquisadora acompanhou por 12 semanas um grupo de vegetarianos que, para o estudo, foram instruídos a utilizar panelas de ferro fundido no cotidiano. Os resultados dos exames de sangue comprovaram: os indicadores de ferro no organismo dos voluntários aumentaram em relação ao início da experiência. Ou seja, o ferro derivado das panelas foi parcialmente aproveitado e absorvido pelo corpo dos participantes, reduzindo assim as chances de uma anemia causada por deficiência do mineral.

Um fato curioso é que a taxa de transferência de ferro da panela para a comida varia. É proporcional à acidez do alimento que está sendo cozido. Quanto mais ácida a comida, mais ferro ela recebe. Isso significa dizer que a migração será maior para um molho de tomate do que para uma porção de arroz, por exemplo.

Cuidado com os excessos

Ficou empolgado com a ideia de potencializar o valor nutritivo de suas refeições? Ótimo, mas, como ocorre com frequência, é preciso ter parcimônia na hora de usar a panela. O excesso da substância pode causar problemas gastrointestinais como vômitos e diarreia.

O ideal para adultos é não ingerir mais do que 40 mg por dia. Nas crianças, essa taxa é menor ainda. Por isso, seja moderado e não lance mão do utensílio para cozinhar refeições todos os dias da semana.

Fique de olho na alimentação

As panelas de ferro fundido podem ser um excelente auxílio no combate à anemia, mas sozinhas são incapazes de fazer o trabalho completo. É preciso cuidar da alimentação, escolhendo opções saudáveis que ofereçam todos os nutrientes essenciais ao bem-estar humano, inclusive o ferro.

E onde é possível encontrá-lo? Fígado e vísceras como rim e coração são ricas na substância, assim como carnes brancas tais como aves e peixes. Mas isso não é tudo. Feijão, lentilha e grão de bico possuem alto teor do mineral. Nozes, castanhas e melaço de cana de açúcar também não ficam para trás. Vegetais de folhas escuras, tais como agrião e couve, também são fontes riquíssimas do mineral — melhor ainda se combinados com alimentos cheios de vitamina C, como as frutas cítricas.

Por que o ferro é importante?

Mineral fundamental ao bom funcionando do nosso organismo, o ferro é responsável pelo transporte de oxigênio para as células e músculos do nosso corpo. Se não consumimos a quantidade necessária desse nutriente, podemos apresentar sintomas como fadiga, cansaço, perda de memória.

Nas crianças, a substância é essencial ao crescimento e ao aprendizado, comprometendo o sistema imunológico e a coordenação motora, se em falta. Nas mulheres grávidas, uma carência da substância pode prejudicar o desenvolvimento do bebê. Não dê bobeira. Fique atento à alimentação e consulte um médico regularmente para garantir boa saúde.

E você, já conhecia esses benefícios da panela de ferro?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *