Guia prático da panela de ferro

Sabe aquelas panelas de ferro típicas da casa da vovó? Pois é, elas estão voltando em grande estilo para as nossas cozinhas! Na verdade, elas jamais foram abandonadas das cozinhas profissionais, mas para o grande público é o verdadeiro retorno à tradição.

Mas a nova moda trouxe também algumas dúvidas: como escolher, curar, lavar e garantir a saúde da família cozinhando na panela de ferro? Veja o nosso guia a seguir!

Cuidados ao comprar a sua panela

A primeira preocupação ao comprar a panela de ferro é saber se ela é realmente de ferro. O ideal é evitar as panelas produzidas em massa, como as importadas de Taiwan. Não que todas sejam ruins, mas é preciso verificar a origem e saber se são mesmo de ferro fundido.

Muita gente diz que vale a pena comprar panelas antigas, mas os modelos novos contam com melhorias de design e de tratamento do material.

Não use-a para guardar a comida

Muito se fala da influência do material das panelas na nossa saúde. Mas e as de ferro, oferecem algum risco?

A panela de ferro, em si, não traz nenhum risco para a saúde, muito pelo contrário. O problema é no caso de quem tem o hábito de deixar a comida guardada na panela. Isso pode aumentar a quantidade de ferro nos alimentos de uma maneira que começa a ser prejudicial, mas na verdade essa é uma atitude que deve ser evitada independentemente do tipo de panela usada.

O ideal é cozinhar o alimento e depois guardar em recipiente adequado. Essa simples mudança de hábito vai garantir a segurança para a saúde da família!

Como curar uma panela de ferro

Você acabou de comprar sua panela de ferro e ouviu dizer que é preciso curá-la antes de usar?

Para alguns, basta aquecer um pouco de óleo durante 5 minutos na panela e secar com papel toalha.

Para outros, esse tipo de panela exige uma cura mais elaborada: algumas técnicas recomendam cozinhar batatas em água fervente por 15 minutos (as batatas liberam amido, que protege o material). Depois, aquecer 1/5 cm de azeite durante mais 15 minutos.

Depois de usada algumas vezes, a panela já estará curada naturalmente, ou seja, coberta com um revestimento protetor. Normalmente a cor fica preta, dando aquele ar de “panela da vovó”.

Como limpar a sua panela

É claro que as panelas de ferro enferrujam, mas bastam alguns cuidados básicos para evitar que isso aconteça. Assim que lavar, seque com um pano e coloque em um lugar seco e arejado, evitando deixar no escorredor.

Outra dica é, depois de seca, passar um pouco de óleo de soja ou azeite com papel toalha sobre a panela. Isso vai protegê-la contra a oxidação.

Também é sempre bom lembrar que as panelas de ferro não podem ser lavadas na lava-louças nem ir ao micro-ondas.

Alguns chefs ainda dizem que você pode purificar as panelas de tempos em tempos cozinhando sal grosso em água fervente durante 1h30 e, depois, secar bem com papel.

Alguns cuidados diferentes são necessários, mas as panelas de ferro são uma ótima opção na cozinha! São de longa duração e, quanto mais se usa, melhores ficam! Parece até que foi em homenagem às panelas de ferro que criaram o ditado “panela velha é que faz comida boa”!

E você, tem uma panela de ferro ou pensa em comprar uma? Ficou com alguma dúvida? Então fale com a gente!

Um comentário em “Guia prático da panela de ferro

  • Elis Silva , Direct link to comment

    Tenho algumas e o sabor é indiscutivelmente incrível. Além de serem belíssimas e duradouras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *