Saiba qual a melhor frigideira para tapioca

Já reparou como a tapioca tem se popularizado pelo Brasil inteiro? Mesmo sendo uma iguaria mais comum no Norte e no Nordeste, a verdade é que esse alimento de origem indígena tem conquistado cada dia mais pessoas de todos os cantos do país. Isso se deve a vários motivos, entre eles a facilidade de preparar, a quantidade pequena de ingredientes que leva e as inúmeras possibilidades de recheios.

Confira neste post tudo sobre essa iguaria e descubra qual é a melhor frigideira para tapioca, que fará sua receita ser um grande sucesso!

Propriedades benéficas à saúde

Além de saborosa, a tapioca traz em sua composição muitos benefícios à saúde de quem a consome. A receita não leva sal e gordura hidrogenada, conhecidos por não serem tão saudáveis, e, além disso, ela não contém glúten — os ingredientes básicos são apenas água e mandioca, ou melhor, o polvilho doce, que é a goma ou fécula extraída dessa planta tuberosa.

A tapioca não é exatamente nutritiva, pois possui carboidratos simples, mas é uma boa opção para substituir o pão de vez em quando. Caprichar em opções saudáveis no recheio é uma excelente alternativa para que a refeição seja ainda mais benéfica à saúde.

A nutricionista Carol Morais sugere em seu site algumas boas ideias para montar uma tapioca saborosa e saudável, como ovo mexido com uma pitada de sal e azeite, banana com canela, refogado de berinjela com tomate e até tofu com ervas e azeite.

Como fazer tapioca

Como já dito, os ingredientes para a massa são apenas água e polvilho doce. Eles devem ser misturados até que o polvilho fique completamente úmido. Após isso, basta peneirar e separar a goma, que é o que será utilizado como massa e ficará semelhante a um crepe ou panqueca após assado. Muitos supermercados já vendem atualmente a massa pronta para tapioca, o que deixa tudo muito mais fácil.

Pegue a mistura peneirada, ou a massa comprada pronta, espalhe no fundo da frigideira já quente, como se fosse um disco, e vire após um tempo para que fique igualmente cozido dos dois lados. É preciso tomar cuidado para que a massa não fique muito seca, do contrário, após colocar o recheio, corre o risco de a tapioca quebrar na hora de dobrar.

Qual a melhor frigideira para tapioca

Para evitar uma grande quantidade de óleo para untar e não correr o risco de a massa grudar na panela, é essencial que no processo seja utilizada uma frigideira antiaderente. Os utensílios de ferro têm várias vantagens se comparados aos revestidos com Teflon, sendo assim, uma frigideira de ferro fundido é, sem dúvidas, a melhor opção para o preparo dessa receita.

Além da sua propriedade antiaderente, as frigideiras de ferro fundido são atóxicas, versáteis, excelentes conservadoras de calor e possuem maior durabilidade — além de serem ótimas para a saúde, pois enriquecem os alimentos com ferro e ajudam no combate à anemia.

Depois de ler tudo isso e conhecer um pouco mais sobre esse alimento tipicamente brasileiro, você deve estar com vontade de utilizar logo sua frigideira para tapioca, não é mesmo? Conte pra gente o que você acha desse prato tão saboroso e assine nossa newsletter para mais dicas e novidades do mundo da cozinha!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *