Pão na panela de ferro

Você já sentiu a emoção de comer pães quentinhos preparados em sua própria cozinha? E o processo então… Que maravilha sentir o delicioso sabor e irresistível aroma, capaz de despertar boas lembranças e sentimentos…
Devido a essas maravilhosas sensações muita gente sonha em preparar e assar o seu próprio pão em casa, porém tem receio de não conseguirem fazer isso, por falta de equipamentos necessários.
Pensando nisso, a Santana preparou com muito carinho este post, com o intuito de te apresentar uma forma bem simples, prática e eficiente de preparar seu tão almejado pão na panela de ferro, e o melhor, na sua própria cozinha!

Como fazer pão na panela de ferro


O processo de preparação do pão na panela de ferro, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, é bem prático. Diferente do que muitos pensam, o método de preparar e assar o pão na panela de ferro não é algo novo. Desde séculos atrás, as pessoas já utilizam desse meio para preparar o pão na panela de ferro, devido ao motivo de que poucas pessoas tinham acesso ao seu próprio forno em casa.

A panela de ferro Santana, consiste em um utensílio culinário perfeito para preparar e assar o pão na panela de ferro, porque esta possui estrutura que pode passar um tempo significativo no fogo, mantendo-se em alta temperatura de forma uniforme, por toda a sua estrutura, desde a base, até a tampa, conservando seu calor por longo tempo, fazendo com que a massa colocada na panela de ferro, cozinhe por igual, como se estivesse em um forno.


Para fazer o pão na panela de ferro, você precisa preparar a massa antes. Depois de pronta, você deve deixá-la “descansando”, enquanto coloca a panela de ferro vazia e tampada no forno, para aquecer por cerca de meia hora ou 30 minutos em média, na mais alta temperatura possível, com o objetivo de aquecê-la muito bem.
Depois disso, com muito cuidado, retire a panela de ferro quente do forno, destampe e coloque a massa dentro da panela de ferro, tampando-a novamente em seguida e a coloque de volta no forno.
A panela de ferro com a massa do pão, permanecerá fechada no forno por 25 minutos, onde neste período a massa do pão vai crescendo e ganhando estrutura até formar a crosta do pão na panela de ferro.
Passado este tempo, chegou a hora de retirar a panela de ferro do forno e tirar a sua tampa, sempre com muito cuidado, diminuir a temperatura do forno para 180°C e colocar o pão para continuar assando, que nessa etapa do processo da receita do pão na panela de ferro, já está crescido, porém sem casca e cor.


Para o seu pão na panela de ferro, ficar com o belo e apetitoso aspecto dourado e com a casca grossa e crocante, ao mesmo tempo que seu miolo se torna denso e saboroso, levará cerca de 30 minutos.
Depois disso, é só esperar o pão esfriar, para isso, a melhor dica é colocar o seu pão em uma grade, que possibilita que o ar circule por baixo do pão, sem contato direto com o vapor, para que este fique seco e crocante por igual.
O resultado final da receita do pão na panela de ferro é surpreendente! Ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, o pão na panela de ferro possui a mesma textura do pão assado no forno, com casquinha e tudo, e o melhor, com o mesmo sabor.
O método de assar pão na panela de ferro é tão eficiente e versátil, que dessa forma podem ser preparados diversos tipos de pães na panela de ferro, como pão branco, integral fermentado, pão de mel, pão rápido, e inclusive bolos!

Dica sobre fazer pão na panela de ferro


Na hora de assar o seu pão na panela de ferro é importante que você mantenha a panela de ferro bem tampada, pois isso faz com que a massa no interior da panela de ferro, não perca a umidade ideal que contribui para que a mesma funcione como um forno improvisado.
Agora, referente a quantidade de massa que pode ser colocada na panela de ferro para fazer o famoso pão na panela de ferro, é relativo, pois depende do tamanho da panela de ferro que você irá usar. Só não se esqueça que a massa do pão enquanto assa, ela cresce, por isso, não preencha todo o fundo da panela de ferro com massa.
Não lave a sua panela de ferro enquanto a mesma ainda estiver quente, deixe-a esfriar bem antes de lavar. E quanto ao pão, se controle para saboreá-lo, mas fique seguro de que a espera e a dedicação do processo valerá a pena.
Lembre-se que o descanso do pão na panela de ferro depois de pronto, enquanto o mesmo fica morno, é fundamental para que seu miolo se estabilize e não se esmague na hora de cortar. E também para que a casca adquira a textura ideal, pois a casca do pão na panela de ferro, devido ao calor ao sair do forno, é muito dura mas com o descanso adquire estabilidade e consistência correta, além do sabor tentador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *