Tudo que preciso saber sobre a frigideira de ferro fundido

Como limpar e temperar uma frigideira de ferro fundido?
Uma frigideira de ferro fundido bem temperada é praticamente antiaderente, por isso vale a pena dedicar um tempo para temperar (ou revezar) corretamente a sua frigideira de ferro fundido.

Uma frigideira de ferro fundido pode parecer uma opção antiquada de utensílios de cozinha. Mas esse objeto confiável é essencial e extremamente útil em praticamente toda cozinha, seja ela mais moderna ou tradicional.

O ferro fundido conduz o calor com perfeição, fazendo a transição perfeita do fogão para o forno, além de poder durar décadas. Sem contar que, cozinhar com uma frigideira de ferro fundido pode ser muito bom para sua saúde.

Como faço para limpar minha frigideira de ferro fundido?
Ao limpar sua frigideira de ferro fundido, nunca use sabão, pois isso pode descascar o tempero da panela de ferro, o que prejudica o bom estado de sua estrutura. Em vez disso, esfregue sua frigideira de ferro fundido com uma escova dura e o apoio de água quente, depois seque com uma toalha ou leve à panela em fogo baixo até secar completamente.

Como eu tempero uma frigideira de ferro fundido?
Uma frigideira de ferro fundido bem temperada é praticamente antiaderente, por isso vale a pena dedicar um tempo para temperá-la corretamente. Se você tem uma nova frigideira de ferro fundido ou uma velha que deseja reabilitar, o método é o mesmo:
Cubra o fundo da panela ou frigideira de ferro fundido, com uma espessa camada de sal.
Adicione cerca de 1/2 polegada de óleo e coloque a frigideira de ferro fundido em fogo alto.
Quando o óleo começar a fumegar, despeje o sal e o óleo em uma tigela resistente ao calor para esfriar antes de descartar.
Usando uma bola de papel toalha, esfregue o interior da panela ou frigideira de ferro fundido, até a mistura ficar homogênea.
E pronto, sua frigideira de ferro fundido agora está devidamente temperada!

O que devo cozinhar em uma frigideira de ferro fundido?


Agora que você tem uma frigideira de ferro fundido bem temperada, chegou a vez da melhor parte, é hora de começar a cozinhar! O ferro fundido possui capacidade de esquentar e permanecer conservado em alta temperatura por um período significativo de tempo.
Uma das vantagens da frigideira de ferro fundido, que não podemos deixar de mencionar, é que com ela você pode cozinhar variados tipos de alimentos. Então aqui estão algumas idéias de receitas que você pode cozinhar na sua frigideira de ferro fundido com praticidade e eficiência:
Carnes grelhadas; frittatas; batatas fritas; vieiras; vegetais assados; pão de milho; batatas fritas de frutas, dentre várias outras!

Panela de ferro pode ir ao forno?
Além disso, uma panela de ferro fundido também pode ser usada como forno-safe, então você pode muito bem usá-la para receitas que começam no fogão e que podem ser finalizadas no forno, sem problemas.

Posso usar frigideira de ferro fundido em um fogão com tampo de vidro ou cerâmica?
Tem um fogão de mesa, com tampo de vidro ou cerâmica? Embora, alguns fabricantes alertam que panelas como a frigideira de ferro fundido podem danificar a parte superior desses tipos de fogão, você ainda assim pode usá-la neles, contanto que tome cuidado e tenha em mente que, é sempre bom evitar arrastar a panela pela superfície do mesmo.

3 razões para cozinhar com panela de ferro fundido, que vão colaborar com a sua saúde

  1. Você pode usar menos óleo

Esse brilho adorável em panelas de ferro fundido é o sinal de uma panela bem temperada, que a torna praticamente antiaderente. O bônus de saúde, é claro, é que você não precisará usar óleo de peixe para dourar batatas e demais vegetais crocantes ou selar frangos e outras carnes ao cozinhar em panelas de ferro fundido.

  1. É uma alternativa livre de produtos químicos para panelas de ferro antiaderentes

O revestimento repelente que evita que os alimentos grudem em tachos e panelas antiaderentes contém PFCs (perfluorcarbonos), um produto químico que está ligado a danos no fígado, câncer e problemas de desenvolvimento.
Os PFCs são liberados e inalados de panelas antiaderentes na forma de fumaça quando as panelas são aquecidas em fogo alto. Da mesma forma, podemos ingeri-los quando a superfície da panela estiver arranhada.
As panelas de ferro fundido comuns e revestidas com cerâmica são ótimas alternativas às panelas antiaderentes por esse motivo, já que são livres de produtos químicos, que podem vir a prejudicar a saúde.

  1. Cozinhar com panela de ferro fortalece sua comida com esta vitamina

Embora o ferro fundido não libere produtos químicos, ele pode liberar um pouco de ferro na sua comida … E isso é uma coisa boa! A deficiência de ferro é bastante comum em todo o mundo. De fato, 10% das mulheres americanas são deficientes em ferro.
Portanto, cozinhar alimentos, especialmente algo ácido como molho de tomate, em ferro fundido, pode aumentar o teor de ferro em até 20 vezes nos alimentos preparados na panela de ferro.

Uma receita preparada em uma panela de ferro fundido tem seu bônus adicional: Manter os alimentos no recipiente para cozinhar manterá a receita quente. Também é uma oportunidade fotográfica digna de Pinterest, visto que a panela de ferro possui uma estrutura e design bem trabalhados, o que colabora para uma maior valorização e apresentação das suas receitas!
Uma dica que vale a pena aplicar é que, na hora de servir, você pode deixar os alimentos na própria frigideira de ferro fundido, e colocar uma almofada quente por baixo da frigideira e uma luva de forno ou almofada quente para gerenciar a alça com mais segurança e precisão.

Como guardo minha panela de ferro fundido?


Armazenar suas panelas de ferro não requer nenhuma solução especial. Muitas pessoas optam por guardar sua frigideira e demais panelas de ferro penduradas em prateleiras de madeira, o que além de economizar espaço no armário, também as deixa mais visíveis e com fácil acesso.
Como as panelas de ferro são atraentes, armazená-las em cima do fogão é uma opção popular, como complemento ideal para a decoração do seu ambiente culinário. A gaveta abaixo do fogão também é uma boa sugestão ou até mesmo no forno, apenas não se esqueça e o aqueça enquanto a panela estiver dentro, hein!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *