Como limpar panela de ferro fundido

Panela de ferro fundido: Como limpar?

Você já deve ter ouvido falar de uma crença comum que diz que as panelas e frigideiras de ferro fundido não podem ser lavadas com sabão, certo? Mas isso, por mais que seja uma ideia bem difundida, é, no entanto, um mito! Ou que pelo menos não pode ser seguido “ao pé da letra”.
Afinal, como limpar panela de ferro fundido sem o uso de sabão? Esta é uma atividade meio complicada, já que geralmente, os utensílios culinários ao serem usados se sujam com resíduos gordurosos que precisam ser bem lavados para serem removidos, e o sabão é um produto higiênico que colabora muito para isso.
Então vamos ao que interessa, e descobrir como lavar panela de ferro com sabão, mas sem correr o risco de estragar ou prejudicar o seu utensílio culinário:

Como lavar panela de ferro fundido


Saiba que na realidade, você pode sim limpar panelas de ferro fundido com sabão, pois a camada de gordura polimerizada que protege o ferro fundido é constituída por partículas bem resistentes, que por esse motivo, não podem ser removidas com o simples uso de sabão.
Mas atenção, o que você deve evitar, na hora de lavar sua panela de ferro fundido, no entanto, é o uso de detergentes agressivos e esponjas abrasivas, como palha de aço para esfregá-la.

Porque saber como limpar panela de ferro


É de suma importância saber como limpar panela de ferro fundido porque se elas não forem limpas adequadamente, é possível que o excesso de óleo que permanece nela fique rançoso, o que não é nada agradável.

Como conservar panela de ferro fundido

1- Depois de usar a panela, deixe-a esfriar


Muitas pessoas possuem o hábito de, logo após utilizar a panela de ferro fundido, lavá-la enquanto esta ainda se encontra quente, colocando-as diretamente na pia e enchendo-a de água e detergente. Porém é importante não lavar a panela enquanto esta ainda está quente.
Embora pareça ser uma forma eficiente e positiva para facilitar o processo de limpar a panela de ferro fundido, pois dessa forma, os resíduos se desintegram mais facilmente da panela, isso ao mesmo tempo pode prejudicar o bom estado desse utensílio de cozinha com o decorrer do tempo.
Se a panela de ferro fundido for lavada ainda quente, esta será submetida a um choque térmico, que pode estragá-la por meio de deformações e até rachaduras. Então vale a pena ter paciência e esperar a panela de ferro esfriar e estar em temperatura ambiente para ser lavada, concorda?

2- Não lave sua panela com produtos abrasivos


Ainda sobre o processo de lavar a panela de ferro fundido, temos também uma boa sugestão para você, que ainda está inseguro quanto a lavar e não limpá-la direito, abrindo mão dos seus produtos de limpeza costumeiros como o detergente.
Que tal experimentar uma troca? Você pode limpar sua panela de ferro fundido com o uso de uma escova de nylon dura e sabão neutro, ao invés de investir em inúmeros produtos de limpeza que ao invés de auxiliar podem prejudicar o bom estado de sua panela de ferro.

Nunca use detergentes com lixívia e afins, opte por aplicar estas dicas que além de funcionarem, também te fazem economizar, afinal, quantidade nem sempre vem a ser sinônimo de qualidade!

3- Temperar a panela de ferro é fundamental


Com certeza você já ouviu falar do processo de temperar panela de ferro fundido, certo? Pois saiba que este é um procedimento muito importante para a conservação e bom estado da panela. Portanto se você já tempera sua panela, não abra mão de fazer isso com o seu utensílio culinário, e se você não faz, já está na hora de aprender e aplicar, então vamos lá:


Depois de lavar bem a sua panela de ferro fundido, seque-a completamente. Em seguida, coloque a panela limpa em um fogão quente por alguns minutos, isso ajudará a secar completamente a sua panela de ferro.
Depois de estar completamente seca espalhe uma camada fina de óleo de cozinha, azeite ou outro tipo de gordura culinária na panela de e deixe-a no fogão por mais alguns minutos.
E para finalizar, depois que a panela de ferro esfriar, limpe o excesso de óleo, e pronto, seu utensílio estará bem temperada e pronta para ser utilizada para preparar deliciosas receitas com sabor e qualidade diferenciados!

4- Como guardar panela de ferro


Depois de ser utilizada e devidamente limpa, não se esqueça de mais um detalhe, como guardar panela de ferro fundido. O ideal é que você guarde a panela em um espaço limpo e seco para evitar que esta enferruje. Para garantir uma secagem completa da panela, cubra-a com torres de papel e remova as tampas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *