Panela de ferro: onde tudo começou

Da história para dentro de sua casa, é assim com a panela de ferro. A história da panela de ferro não é certa, existindo várias vertentes. Afinal, essa maravilha está entre nós há muitos anos.

A história mais comum é que a panela de ferro surgiu na China, aproximadamente a dois mil anos atrás, que nessa época o ferro fundido era muito utilizado para fabricar utensílios de cozinha.

As panelas de ferro surgiram antigamente como solução para cozimento de alimentos em fogão feito no chão, fogões à lenha, etc. Hoje as panelas de ferro ganharam muitos adeptos por causa das inúmeras vantagens e benefícios que seu uso constante proporciona. 

A panela de ferro é a queridinha dos chefs de cozinha, pois além de lindas, são mais resistentes e atingem temperaturas bem mais altas do que as panelas de alumínio. 

Há quem diga que tamanho da panela de ferro não importa, mas mesmo assim, para agradar a todos, na Fundição Santana tem panelas de vários tamanhos. Dedico esse post à panela de ferro grande, pois entendemos que mesmo morando poucas pessoas na casa, quando recebe visitas, é desejável ter uma panela maior, não é mesmo? 

Aqui na Fundição Santana você encontra essa linda panela de ferro grande. Fique por aqui para saber mais.

Tudo sobre a panela de ferro grande

Quando pesquisamos para comprar uma panela de ferro grande, encontramos vários tamanhos e modelos. Mas nós da Fundição Santana, sabemos que você precisa saber mais e estamos aqui para esclarecer tudo sobre nossa panela de ferro grande. 

Vamos começar por um dos motivos mais importantes. 

Benefícios para sua saúde

Sim, além de linda, a panela de ferro grande traz benefícios para sua saúde. Isso porque ao preparar seu alimento em uma panela de ferro grande, ela libera ferro nos alimentos, substância que faz bem para sua saúde.

Algumas pessoas possuem deficiência desse nutriente e usam as panelas de ferro grande para preparar os alimentos e assim normalizar os níveis de ferro no organismo. 

Outro benefício para a saúde é que utilizando a panela de ferro grande para preparar suas delícias, você gastará menos óleo, pois ela tem um revestimento vegetal, o que a torna uma panela antiaderente natural, dispensando assim o uso excessivo de óleo. 

Só vantagens boas, não é mesmo? Calma que ainda tem mais.

Durabilidade 

A panela de ferro grande é mais durável em relação a outras panelas tradicionais vendidas no mercado. A sua durabilidade é impressionante, podendo durar por décadas, ou seja, ficará na família como herança e com lembranças de uma boa comida.

Aqui na Fundição Santana você ainda tem a garantia de comprar uma panela de ferro grande de qualidade, aí com certeza ela ficará para as próximas gerações.

Mantém o calor deixando os alimentos quentes por mais tempo

A panela de ferro grande possui essa grande vantagem em relação às outras panelas. Ela retém o calor por muito mais tempo, pois ela é mais grossa. O alimento fica em uma temperatura agradável por um período maior de tempo. Isso é ótimo, pois quem cozinha em panela de alumínio sabe que na época do frio, vai acabar de fazer a comida e comer gelado, já com a panela de ferro, isso não acontece. 

Não contém substâncias nocivas para a saúde como as antiaderentes tradicionais

As panelas antiaderentes tradicionais do mercado são revestidas com um componente químico conhecido como PFC (perfluorocarbonos). Esse produto pode ocasionar em doenças como o câncer, mal desenvolvimento, etc. 

Já a panela de ferro grande da Fundição Santana, não há esses riscos, pois ela é feita com revestimento 100% vegetal, ou seja, ela é naturalmente antiaderente. 

Cozinhando com charme na panela de ferro grande da Fundição Santana

Cozinhar em uma panela de ferro grande pode ser um grande charme, pois essa panela traz beleza para sua cozinha e uma vontade enorme de comer alimentos preparados nela, tornando tudo mais gostoso e agradável. E além de tudo, é super saudável, pois ajuda a prevenir a anemia, dado ao fato da panela  de ferro grande liberar ferro, suprindo até 20% das necessidades diárias de ferro no organismo. 

Pratos como moquecas, feijoada, arroz, cozido de legumes, ficam incríveis preparados em uma panela de ferro grande. Não importa qual alimento você fará na sua panela de ferro, tudo que você preparar ficará saboroso e belo.

Cozinhar é uma arte e quando falamos em cozinhar em uma panela de ferro muda completamente a conduta na cozinha, tudo fica mais elegantemente gostoso. Até um simples prato feito em uma panela de ferro torna-se irresistível. 

Tenha em sua mesa alimentos cheios de amor, vida e arte cozinhando com panelas de ferro de qualidade com as da Fundição Santana. Estamos no mercado há 36 anos e por meio de um trabalho de qualidade e alta produtividade, evidenciamos assim nosso diferencial, o de sempre inovar e evoluir para melhor atender nossos clientes.

Dicas para melhor conservação de sua panela de ferro grande

Antes do primeiro uso da panela de ferro grande da Fundição Santana, coloque água dentro dela e deixe ferver por alguns minutos. Com ela ainda quente, retire toda a água e deixe-a secar na chama de seu fogão. Neste momento ela estará prontinha para o uso.

Quando for lavar, não use esponja de aço, pois pode ocasionar na formação de ferrugem, que pode passar para seu alimento da próxima vez que for usá-la. Para evitar ferrugem, lave sua panela de ferro grande logo após o uso e deixe-a secar diretamente na chama do fogão e antes de guardar, unte-a com um pouco de óleo. 

Não é recomendável guardar alimentos nesse tipo de panela, pois continuam liberando ferro mesmo após algum tempo depois do preparo e essa concentração excessiva altera o saber e cor dos alimentos, além do que tudo com excesso deixa de fazer bem e faz mal para a saúde.

Fazendo tudo isso, você terá sua panela de ferro grande por muito mais tempo. Venha para a Fundição Santana conhecer todos os nossos produtos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *