A alimentação dos filhos é uma das maiores preocupações de pais e mães de crianças pequenas, afinal, todos sabem o quanto uma boa dieta influencia o crescimento e desenvolvimento dos guris.
Além de melhorar a saúde e o desenvolvimento dos pequenos, uma alimentação saudável, rica em frutas, legumes e verduras, melhora o desempenho das crianças na escola, já que fornece os nutrientes necessários para o desenvolvimento cerebral, como vitaminas, proteínas e sais minerais. As dietas muito ricas em açúcares, por outro lado, deixam as crianças excessivamente energéticas, e quando o nível de açúcar no sangue diminui, tendem a ficar prostradas e fadigadas. Além disso, ter uma alimentação rica e variada permite à criança desenvolver um paladar mais sofisticado, pois ela aprende a apreciar a diversidade de sabores, cores, formas e texturas dos alimentos desde cedo.
Mas mesmo sabendo da importância de uma dieta saudável, muitos pais têm dificuldade de estabelecer uma rotina alimentar balanceada, e não é difícil entender o porquê: de um lado, temos crianças bombardeadas por anúncios publicitários de alimentos industrializados, recomendados por seus personagens favoritos; de outro, pais com pouco tempo para se dedicar à preparação de alimentos saudáveis, vivendo uma rotina estressante e, sejamos sinceros, com hábitos alimentares não exatamente exemplares. Como é possível equilibrar esses fatores e incentivar as crianças a se alimentar com mais qualidade?
O poder do exemplo
Crianças aprendem por imitação, observando os adultos ao seu redor. Se você já notou isso, sabe que a melhor atitude para incentivar seu filho a ter uma alimentação balanceada é ter, você mesmo, uma alimentação saudável. Coma o que você quer que seus filhos comam!
Parece óbvio, não é? Mas nem sempre as mães e pais conseguem entender que a criança é esperta o suficiente para detectar a incoerência entre o que é dito e o que é feito em casa. Não deixe maus hábitos influenciarem as crianças. Se você quer uma vida mais saudável para seus filhos, seja você o exemplo em quem eles podem se espelhar!
A aparência importa
Você já viu alguma criança pedir um alimento do qual não gosta, só por causa da embalagem atrativa? Isso é comum porque os pequenos são muito sugestionáveis.
Mas você pode usar esta tática da indústria alimentícia a seu favor: aproveite as cores e formatos de frutas e vegetais, faça pratos coloridos, de cores contrastantes e brinque com formas. Um prato bem colorido não só é mais bonito, como também muito mais saudável!
Brincando de chef
Crianças adoram pensar que estão participando de atividades de adultos, por isso trazê-los para a cozinha é uma ótima forma de incentivá-los a conhecer melhor os alimentos.
Envolva seu filho no preparo da comida: ensine-o a reconhecer os utensílios de cozinha, passeie com ele por feiras e mercados de verduras, deixe-o sentir os cheiros, sabores e texturas de vegetais frescos. Permita que os pequenos executem tarefas simples como enrolar biscoitos, rasgar folhas de alface ou lavar frutas e legumes.
As crianças vão se sentir especiais por terem participado do preparo da comida, e orgulhosas ao verem a família saborear os pratos que ajudaram a preparar.
É proibido proibir
Alimentar-se de forma saudável e balanceada não significa ter uma dieta restrita: pelo contrário. Tudo é permitido quando ingerimos as quantidades certas de nutrientes, pois assim não sobra espaço para excessos. Pode comer pizza? Claro que pode, também pode comer doce, pipoca, cachorro quente e outras gostosuras.
Há até espaço para os alimentos industrializados de que as crianças tanto gostam, como chips e biscoitos recheados, mas lembre-se de retirá-los da embalagem original, que pode influenciar a criança por conter imagens de personagens infantis. Essa atitude diminui a influência da publicidade, fazendo com que se concentrem somente no sabor!
A importância de manter uma alimentação balanceada na infância é um consenso entre médicos e nutricionistas, pois o resultado de bons hábitos alimentares é percebido ao longo de toda a vida. Com um pouco de criatividade e dedicação, os pais conseguem envolver os filhos na busca por uma vida mais saudável e equilibrada, cujos benefícios serão duradouros e compartilhados por toda a família!
Gostou das sugestões? Tem alguma ideia para tornar alimentação das crianças mais equilibrada? Compartilhe conosco!