Aprenda a fazer o delicioso peixe enegrecido

A culinária é um dos ramos mais importantes de manifestação da cultura de uma população. Através dela, é possível identificar hábitos, preferências e técnicas tradicionais específicas de cada canto do mundo!

Mas enquanto algumas culinárias são mundialmente conhecidas e apreciadas — como a japonesa, a italiana, a francesa e a espanhola —, outras são descobertas somente por quem gosta de buscar novidades na hora de cozinhar. Esse é o o caso da culinária Cajun!

Desenvolvida na região da Louisiana, nos Estados Unidos, o Cajun é uma cultura de colonos franceses que foram expulsos do Canadá. Sua cozinha é bastante inspirada nas técnicas francesas e espanholas, com toques da culinária de escravos africanos, e dentre seus vários e exóticos pratos, daremos destaque no texto de hoje à técnica de culinária do peixe enegrecido! Você conhece essa receita?

O que é o peixe enegrecido?

O peixe enegrecido é uma técnica Cajun tradicionalmente conhecida por sua capacidade de deixar essa carne com coloração praticamente negra! Anteriormente usada somente em filés de peixe, a técnica hoje pode ser aplicada em carnes de aves e frutos do mar.

Especialistas recomendam que a transformação do peixe em uma carne negra seja feita em ambiente externo, já que pode produzir uma enorme quantidade de fumaça durante o processo.

Ingredientes

Para poder preparar um peixe enegrecido, você vai precisar de alguns utensílios específicos que suportem as altas temperaturas aplicadas na técnica: uma panela de ferro, um grill e pinças. Os ingredientes de uma receita tradicional de peixe enegrecido podem ser:

Um filé de peixe branco de sua preferência;

manteiga;

tempero Cajun (que você pode fazer misturando alho, cebola, páprica, pimenta, sal e ervas como o alecrim e tomilho);

limão.

Preparo

Para começar a receita, é preciso aquecer sua panela de ferro em um fogo que varie de médio a alto. Essa panela é a ideal para alcançar a temperatura correta do enegrecimento. Deixe-a em uma grelha aquecida com carvão por aproximadamente 15 minutos seca, sem nada em sua superfície.

Enquanto a panela vai aquecendo, coloque, em outra superfície, uma boa quantidade de manteiga para derreter (o suficiente para cobrir os filés que serão enegrecidos). Depois de derretida, use um pincel culinário para passar essa manteiga nos filés que irão ao fogo, removendo o excesso após a aplicação.

Tempere os filés molhados com manteiga com o seu tempero Cajun e, com a ajuda da pinça, coloque os filés na frigideira que ficou aquecendo por 15 minutos na grelha (com atenção para não colocar muitos pedaços de uma vez).

Deixe que eles selem e tostem na frigideira. Não mova nenhum desses pedaços após posicioná-los na chapa quente para evitar que grudem.

Se você aqueceu a frigideira corretamente, nessa hora, uma grande quantidade de fumaça vai ser produzida. Não se preocupe, é assim mesmo! Após dois minutos, observe se o filé está bem inchado e, com a ajuda de uma espátula, vire para selar o outro lado.

O aspecto que você deve esperar é a formação de uma crosta negra cobrindo o filé. Quando acabar de tostar o outro lado, retire o peixe da frigideira, coloque no prato e pingue algumas gotas de limão para acrescentar sabor.

Para fazer uma boa combinação com essa carne, use vegetais grelhados, batatas ou uma bela salada fresca!

Quais carnes podem ser usadas nesse preparo?

O peixe enegrecido é tradicionalmente preparado com uma espécie de peixe americano conhecida como RedFish. O Redfish representa várias espécies de peixe da região que apresentam coloração vermelha nas escamas e que fornece filés de cor branca.

Como o RedFish não é uma espécie de peixe encontrada facilmente em outros cantos do mundo, a técnica de enegrecimento pode ser feita com outros filés de peixe de coloração clara como, por exemplo, a tilápia ou o linguado.

A mesma preparação pode também ser usada em carnes de frango, porco, cordeiro e até alguns cortes de carne de boi!

E você, já tinha ouvido falar no peixe enegrecido? Que tal testar a receita no seu quintal e contar para a gente como ficou? Você com certeza vai impressionar os amigos e a família com um prato tão exótico e saboroso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *