Conheça 5 razões para escolher a panela de ferro fundido

As panelas de ferro fundido podem fazer muito bem à saúde, embora esse fato não seja muito difundido. Com exceção do estado de Minas Gerais, no restante do Brasil, a panela costuma ser associada à cozinha à moda antiga ou a uma opção vintage na hora do preparo dos alimentos. Mas essas panelas, além de ótimas condutoras de calor, podem também ir ao forno e têm uma durabilidade muito extensa!

Quer saber quais são as vantagens de se ter uma panela de ferro fundido nos dias de hoje? Acompanhe nosso artigo e descubra todos os benefícios!

Utilizar menos óleo na hora de cozinhar

O brilho típico na superfície panelas de ferro fundido quer dizer que ela é bem temperada e tem propriedade antiaderente. Por isso, na hora de cozinhar, você pode usar menos óleo sem que o alimento tenha risco de grudar no fundo da panela.

A panela de ferro, inclusive, é ideal para selar, sem óleo, alimentos como carnes, fazendo com que se crie uma camada protetora em volta de um pedaço de picanha, por exemplo, que impede que os sucos da carne saiam, deixando o corte macio e muito suculento. Ficou com água na boca?

Evita o uso de produtos antiaderentes

Nem todo mundo sabe, mas as panelas antiaderentes contêm um revestimento feito à base de PFC (ou perfluorocarbonos). Esse componente possui uma substância química que está relacionada a doenças como câncer, complicações na menopausa, problemas de desenvolvimento, entre outros distúrbios. Essa substância passa a ser prejudicial quando aquecidas em fogo muito alto e depois ingeridas pelo nosso organismo.

Por mais esse motivo, as panelas de ferro fundido são melhor alternativa do que as que possuem material antiaderente.

Mais ferro em suas refeições

Parece óbvio, e é mesmo! Cozinhando com panelas de ferro fundido, você fica livre de substâncias químicas prejudiciais à sua saúde e ainda pode ganhar um pouco mais de ferro em seus alimentos.

A deficiência de ferro é comum ao redor do mundo, em especial no público feminino. Cozinhando com as panelas de ferro, no entanto, é possível fortificar o combate a doenças relacionadas à falta da substância, como a anemia.

Versatilidade para experimentar diversas receitas

Muita gente prefere usar suas panelas de ferro como se fossem uma churrasqueira, principalmente porque esse material pode esquentar muito mais do que outros tipos de panela — motivo pelo qual não há problema em colocá-lo no forno. Porém, a verdade é que é possível cozinhar praticamente qualquer coisa na sua panela de ferro: de carnes, sopas, peixes e ovos fritos até pães, biscoitos e frituras.

Maior durabilidade

As panelas de ferro fundida podem aparecem em versões tanto esmaltadas como tradicionais, trazendo, além dos benefícios já citados, muito mais charme para a sua cozinha! Os modelos com cabo de madeira permitem uma melhor manipulação por não esquentarem tanto quanto o corpo, e a estrutura da panela também não se deforma com o calor e ficará linda por muitas e muitas décadas. Basta saber como cuidar delas da forma correta!

Você já teve panelas de ferro fundido? Conhece outras vantagens desse tipo de panela? Que receitas você mais gosta de preparar nas suas? Conte para a gente nos comentários!

02 comentários em “Conheça 5 razões para escolher a panela de ferro fundido

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *