6 benefícios de cozinhar em utensílios de ferro fundido

 

Às vezes, podemos ficar tão focados no tipo de comida que devemos ou não comer que perdemos de vista o quadro geral. Não é apenas a comida que importa, mas também como a preparamos.

Vale ressaltar que as panelas e frigideiras com as quais cozinhamos são tão importantes quanto a comida que vamos preparar.

Sendo assim, não basta somente comprar alimentos naturais, de boa procedência e qualidade, você precisa também utilizar utensílios de cozinha que sejam benéficos para a saúde.
Vamos conhecer alguns dos inúmeros benefícios trazidos pela clássica e incomparável panela de ferro fundido, um dos recipientes favoritos para cozinhar. Você irá conhecer neste post as vantagens de se ter um utensílio de ferro de qualidade, sendo razões suficientes para já escolher pelo menos uma para sua cozinha!

1. Antiaderência natural

As panelas antiaderentes feitas com Teflon estão atualmente em toda parte, mas o que muita gente não sabe é não são boas para a nossa saúde. Quando aquecidas em altas temperaturas, e especialmente quando estão secas (como quando você está pré-aquecendo antes de queimar ou fritar uma carne), estas panelas liberam substâncias químicas no ar chamadas de compostos perfluorados (PFCs). O antiaderente riscado libera ainda mais PFCs na sua comida. Estudos vincularam certos PFCs, nomeadamente PFOA e PFOS, a inúmeros problemas de saúde relacionados a hormônios, disfunção hepática e saúde do cérebro. Os PFCs são particularmente importantes para as mães evitarem, pois passam pelo leite materno. (Environ Sci Technol, 2006)
A bioacumulação de PFC tornou-se uma preocupação crescente de saúde pública, pois evidências emergentes sugerem toxicidade reprodutiva, neurotoxicidade e hepatotoxicidade, e alguns PFCs são considerados prováveis carcinógenos humanos. (Saúde Pública, 2010)
Esses produtos químicos não apenas entram na comida, mas acabam no ralo e nos aterros sanitários, poluindo as vias navegáveis e terminando na cadeia alimentar (como peixes que vivem na água contaminada). Pior ainda, eles levam muitos anos para biodegradar.
Os utensílios de ferro fundido, quando “temperados” adequadamente (quando o óleo é aquecido em ferro fundido, se liga ao metal por meio de um processo chamado polimerização, criando uma camada de tempero) são quase antiaderentes, naturalmente, sem adição de produtos químicos. Com o uso regular, suas panelas de ferro fundido desenvolverão uma camada forte e durável que se torna cada vez mais antiaderente e resistente à ferrugem.

2. Fáceis de limpar

Com ferro fundido, os alimentos saem facilmente da panela, tornando a limpeza muito mais prática!
Algumas pessoas acham super difícil cuidar de utensílios de ferro fundido. Mas trazemos para você uma solução simples. Siga este passo a passo prático e você o terá por muito mais tempo:
Deixe todas as peças esfriarem antes de manusear.
Após cada utilização, lave-as em água quente, sabão neutro e uma esponja macia.
Seque imediatamente e cuidadosamente com um pano sem fiapos ou uma toalha de papel.
Revista o utensílio com uma camada leve de óleo vegetal ou azeite de oliva.
Cubra-a com a gordura escolhida completamente com o auxílio de um papel toalha.
Leve ao fogo e deixe-as até que o óleo seque completamente.
Guarde os utensílios em local seco, livre de qualquer umidade. Limpe e lubrifique seus utensílios sempre após cada uso.

E agora é só aproveitar a refeição! Este processo garante a limpeza eficiente de seu utensílio, além de contribuir para uma maior durabilidade do mesmo. Em apenas 1 minuto você evita esfregar exageradamente e danificar o tempero.

3. Enriquecem os alimentos com ferro

Ferro fundido é isso!

Embora seja bem aceito que o ferro fundido aumente o teor de ferro nos alimentos, algumas pessoas desconsideram a informação. De acordo com um estudo realizado pela UNICAMP, sob a responsabilidade da doutora em nutrição Késia Quintaes, o uso da panela de ferro libera não apenas o ferro, mas também o manganês nos alimentos. Para o estudo, 58 estudantes com idade entre 13 e 24 anos foram acompanhados durante 3 meses, nos quais precisaram utilizar a panela de ferro em suas refeições . O grupo foi escolhido a partir de sua dieta vegetariana, pois esse tipo de alimentação, geralmente não possui ferro de origem animal, que é melhor absorvido pelo organismo, do que o de origem vegetal. Após os experimentos, a concentração de ferro presente na hemoglobina desses indivíduos aumentou em 87%.
Esta é uma grande vantagem trazida pelos utensílios em ferro fundido para todos nós, principalmente para mulheres grávidas, pessoas com anemia, imunidade baixa ou que, por qualquer motivo, não comem a quantidade ideal de alimentos ricos em ferro.

4. Preços acessíveis

Os utensílios em ferro fundido continuam sendo um dos mais baratos do mercado. Como possui grande durabilidade, o ferro fundido dura para sempre, fazendo com que você realize uma compra única que lhe trará muitas vantagens.

5. Grande durabilidade, quase indestrutíveis

Vamos exemplificar aqui uma situação para você entender melhor referente a alta durabilidade dos utensílios de ferro fundido. Por exemplo, uma panela de ferro, que fora abandonada ou esquecida com certeza apresentará sinais de ferrugem e decadência do tempo, mas sua estrutura continuará a mesma. Após uma boa limpeza e cuidado, a panela voltará a ser nova, ou seja, possui grande resistência mesmo com o decorrer do tempo. Claro que você não deixará isso acontecer, não é mesmo? Mas ilustramos esta situação aqui para mostrar que, diferentemente de qualquer outro utensílio de cozinha, o ferro fundido melhora com a idade, com o decorrer do tempo. A cada uso, a superfície de cozimento fica mais lisa, permitindo que o óleo penetre na superfície e melhore continuamente seu tempero.
E as panelas antiaderentes revestidas com teflon? Se arranhadas acidentalmente, mesmo que apenas uma vez, já poderão ser descartadas, pois como citado acima, liberam toxinas maléficas a saúde. E ao invés de prejudicar sua saúde, porque não adquirir um produto, como o de ferro fundido, que irá somente lhe beneficiar?

6. Temperatura de cozimento uniforme

As panelas de ferro fundido são notavelmente pesadas, o que muitas vezes faz com que algumas pessoas criem uma certa barreira na hora de escolher o produto ideal para a cozinha. Mas o que muitos não sabem é que seu peso faz parte de toda magia, permitindo que o calor fique retido por mais tempo do que a maioria das outras panelas. Isso funciona bem, esteja você assando um bife em alta temperatura ou fervendo um cozido em fogo baixo. Uma panela de ferro fundido pode ajudar a impedir que você queime a comida acidentalmente, por garantir uma temperatura ideal e uniforme para todo o prato a ser preparado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *