Aço carbono ou ferro fundido?

O confronto entre carbono e ferro fundido está chegando à sua cozinha. Confira aqui tudo o que você precisa saber!

 

Quando se trata de preparar e cozinhar algo delicioso, o material da panela em que o prato será feito é tão importante quanto os ingredientes da receita. As opções para escolha da panela perfeita para sua casa são inúmeras, mas nem sempre são benéficas assim. Apresentamos aqui duas opções e consequentemente suas vantagens e diferenças para lhe ajudar a escolher entre as duas a opção ideal para lhe acompanhar no preparo de receitas: aço carbono e ferro fundido, opções que apresentam durabilidade para se manter de geração em geração por toda uma história. Mas ainda assim, quais panelas e frigideiras devemos escolher? É melhor uma panela de aço carbono ou de ferro fundido?

 

Como são o aço carbono e o ferro fundido?

Eles são fabricados com materiais semelhantes, o que lhes confere funções, habilidades, limitações e requisitos de cuidados semelhantes. Aqui estão algumas das semelhanças mais notáveis apresentadas por ambas:

 

  •  Tanto o ferro fundido quanto o aço carbono podem fazer a transição com facilidade e segurança do fogão para o forno ou do forno para o fogão. Isso significa que ambos podem ser usados para preparar um acompanhamento no café da manhã no fogão ou para assar um delicioso prato para seu almoço.
  •  Ambos contêm metais ferromagnéticos, o que significa que eles funcionarão em qualquer tipo de fogão, como por exemplo, no fogão de indução, caso esta seja uma das suas escolhas para utensílios de cozinha.
  •  Ambos os materiais dos referidos utensílios, seja o ferro fundido ou aço carbono não são ideais para o preparo de receitas ácidas, pois esta acidez auxilia a decompor com maior facilidade tais superfícies, prejudicando o tempero das panelas. 
  •  Ambos os tipos de panelas funcionam melhor quando bem temperados (um processo de saturação da superfície de cozimento com óleo ou gordura). O tempero de uma panela de ferro fundido ou aço carbono reduzirá a reatividade de sua superfície e também criará uma textura quase antiaderente, garantindo maior durabilidade e inclusive apuração do sabor.
  •  Nenhuma das opções deve ser lavada na máquina de lavar louça ou exposta a detergentes agressivos – estes processos de limpeza quebram totalmente o tempero ganho com a idade da panela. Água quente com uma esponja macia funciona melhor. Se for absolutamente necessário, sabão neutro é o adequado a se utilizar.

 

Como o aço carbono e o ferro fundido se diferem?

Embora o aço carbono e o ferro fundido contenham uma combinação de cerca de 99% ou 98% de ferro e 1% ou 2% de carbono, suas diferenças, embora sutis, são suficientes para criar uma diferença no fogão.

 

Durabilidade:  O carbono é um material que afeta a resistência e a quantidade de pressão que o material pode aguentar. As ligas de ferro fundido por terem em sua composição mais átomos de carbono, são mais duros e resistentes que o aço, sendo utilizado para fabricação de objetos que necessitam de maior estabilidade dimensional, além de ser um material amplamente fabricado, o que o torna mais barato em relação ao aço.

 

Peso: Apesar de serem mais pesados, os utensílios em ferro fundido trazem maior rusticidade e qualidade quando comparado a utensílios de outros materiais, sem notar claro, dos benefícios a saúde trazidos pela panela de ferro.

 

Retenção de calor: O ferro fundido possui maior retenção de calor, sendo a opção certa para manter suas receitas bem quentinhas por mais tempo. O aço carbono também retém o calor muito bem quando comparado a outros materiais de cozinha, mas não tão bem quanto o ferro fundido, apresentando a desvantagem de esfriar com maior facilidade seus pratos e receitas.

 

Processo de cozimento: As diferentes qualidades de retenção de calor dos dois tipos de panelas os predispõem a diferentes tipos de cozimento. Enquanto ambos cozinham bem dentro do forno, mas cozinham de maneira bem diferente na parte superior do fogão. A capacidade do ferro fundido de reter o calor leva a tendências de cozimento semelhantes a grelhas. Isso o torna perfeito para o preparo das mais diversas receitas, como por exemplo, hambúrgueres e vários outros que exigem calor intenso para uma refeição perfeitamente saborosa, no ponto ideal. 

 

Experimente nossos produtos, abra espaço para novas e saborosas experiências! Mais panelas = mais comida e muito mais sabor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *