Cozinhar com panelas e frigideiras de ferro fundido acrescenta ferro aos nossos alimentos?

E você, se recorda de quando sua mãe ou avó dizia que cozinhar em utensílios de ferro podem ajudar a prevenir ou curar doenças causadas por insuficiência de ferro no organismo? Este fato acontece devido a liberação das panelas de quantidades significativas de ferro à sua comida e ao seu corpo. Pesquisa realizada em Universidades e campos de estudo indicam que cozinhar alimentos nesse tipo de panela chega a suprir cerca de 20% das necessidades diárias de ferro do organismo.

O ferro é um nutriente essencial para todas as células do nosso corpo.

O principal trabalho deste é ajudar a transportar oxigênio através da hemoglobina no sangue e mioglobina nos músculos. Para funcionar bem, seu corpo precisa da quantidade certa de ferro, que irá depender da sua idade e sexo. A falta de ferro nos glóbulos vermelhos leva a uma condição conhecida como deficiência de ferro ou anemia; mas, por outro lado, assim como tudo, o excesso de ferro pode levar a uma condição perigosa ao organismo. É necessário ficar atento quanto ao consumo, procurando ingerir uma quantidade adequada diariamente que lhe beneficie.

Além de comer mais alimentos ricos em ferro, como carnes, feijões e espinafre, cozinhar em uma panela de ferro fundido é uma maneira fácil de aumentar sua ingestão de ferro.

Pesquisadores descobriram que este processo de cozimento aumenta muito o teor de ferro de vários alimentos, sendo que alimentos ácidos com maior teor de umidade, como molho de maçã e molho de espaguete, absorvem em até 20 vezes com maior facilidade este nutriente. O tempo de cozimento, a agitação frequente e uso de uma frigideira de ferro mais recente também são fatores que aumentam o teor de ferro dos alimentos.

Conheça as várias outras vantagens de se ter um utensílio de ferro em sua casa! Você vai amar cada novo detalhe e cuidado que este pode lhe oferecer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *