panela de ferro e gastronomia mineira

Panela de ferro e gastronomia mineira

Gastronomia mineira na panela de ferro é muito mais que comida boa, é também tradição, cultura e sabor! No mês de julho, se comemora o dia da Gastronomia Mineira (05/07), o dia do Chocolate (07/07) e o dia do Panificador (08/07), o que para nós da Fundição Santana, são datas muito especiais, tendo em vista que em nossos produtos de ferro fundido, são preparadas deliciosas receitas mineiras, doces e salgadas.
Então resolvemos homenagear estas datas de forma condizente, ou seja, com muito sabor! Sendo assim, a partir de agora você vai conhecer vários modelos de panela de ferro fundido, descobrir como usar e temperar a panela e também dicas do que preparar nela.
Além de sugestões de pratos doces e salgados que são tradicionais da gastronomia mineira e que tem a ver com as respectivas datas comemorativas do mês de julho (Dia da Gastronomia Mineira, do Chocolate e do Panificador) , capazes de deixar qualquer um com água na boca… Aproveite para aprender a preparar e depois saborear todas essas delícias na panela de ferro, você vai adorar!

Como usar a panela de ferro?

Muita gente tem dúvidas quanto a como usar a panela de ferro fundido, então vamos esclarecer esta questão. A verdade é que existem vários modelos de panela com várias dimensões, mas no geral, sua estrutura resistente e versátil, possibilita o preparo de diferentes tipos de alimentos, sendo estes doces ou salgados.
Se caso você está pensando em investir em uma panela de ferro fundido ou está com uma novinha aí, prestes a estreá-la, saiba que as panelas da Santana já chegam em sua casa curadas, então para o primeiro uso, basta lavá-las em água corrente com sabão neutro e esponja macia.

Como temperar ou curar panela de ferro

Além desses cuidados, a panela de ferro fundido também precisa ser curada ou temperada, mas não precisa se preocupar, pois esses são processos bem simples e fáceis de serem realizados. Para isso, você precisa de: após lavar sua panela de ferro com o uso de água e sabão e quando esta estiver bem seca, espalhe um pouco de azeite, óleo ou banha de porco na estrutura da panela, tanto interna quanto externamente. Em seguida leve ao forno por um período de 1 hora e depois deixe-a secar naturalmente, simples assim!
A panela de ferro fundido, sem dúvida, é o utensílio de sua cozinha de maior durabilidade. Mas para que ela possa se tornar antiaderente e durar por gerações e durar por gerações, é necessário alguns procedimentos. Curar e temperar a panela é fundamental para uma melhor conservação do seu produto.
Quando adicionamos uma fina camada de óleo vegetal e levamos ao forno, a superfície da panela de ferro absorve-o e isso define o acabamento, conferindo-lhe um revestimento natural. Este processo é possível devido aos minúsculos poros presentes em sua panela de ferro. Quanto mais camadas forem aplicadas, mais os poros serão preenchidos. Deste modo, cozinhar em sua panela de ferro todos os dias e utilizar esta técnica frequentemente, garantirá a conservação e a qualidade de seus utensílios de ferro.

Cuidados para a panela de ferro durar

Para que a sua panela de ferro da Santana dure mais, depois de usá-la, lave-a com sabão neutro e enxágue bastante. Em seguida coloque-a no calor do fogo ou forno para secar, unte com uma fina camada de óleo, retire o excesso e guarde-a em um local seco. Dessa forma ela não correrá o risco de enferrujar. Ah, e não se esqueça de, antes de utilizar a panela de ferro novamente, lave-a sempre.

Como tirar ferrugem da panela

Sua panela de ferro enferrujou? Não se preocupe, nós iremos lhe ajudar a limpar isso e impedir que aconteça novamente com outros utensílios de ferro fundido. Comece retirando a ferrugem com uma esponja de lã de aço ou escovinha. Para isso, esfregue bem com o apoio de detergente neutro.
Quando verificar que a ferrugem já soltou, lave a panela com água morna ou fria. Esfregue novamente com detergente neutro e uma esponja macia. Na hora de secar a panela de ferro utilize uma toalha para retirar o excesso de umidade e depois coloque-a na chama do fogão. E deixe todo o excesso de água e qualquer outro tipo de umidade extra secar.
Em seguida será realizado o processo da cura, que é responsável por deixar a panela e os demais utensílios de ferro mais antiaderentes e novinhos. Para curar os utensílios de ferro fundido, coloque uma fina camada de óleo e esparrame por toda a sua superfície.
O próximo passo é colocar a panela de ferro fundido no forno na temperatura mais alta possível e deixar por 1h. A razão pela qual é necessário colocar o forno tão alto é que dessa forma, as propriedades do óleo começam a se quebrar e se unem ao ferro fundido. Quando isso acontece, ela não fica pegajosa. Depois desse processo, desligue o forno e deixe a panela de ferro esfriar.
E pronto! É muito fácil resolver o problema da panela de ferro enferrujada né? Mas atenção, jamais se esqueça ou abra mão de, antes de utilizar novamente, lavar a sua panela. E realizando estes processos, você terá utensílios praticamente indestrutíveis que vão durar para sempre, e diferente de muitas coisas que você terá na cozinha, elas realmente tendem a melhorar com a idade!

O que preparar na panela de ferro

Agora que você já sabe como usar e temperar uma panela de ferro fundido, vamos passar para a melhor parte: Ou seja, para as dicas de receitas salgadas e doces que você pode preparar na panela, que tem tudo a ver com as datas comemorativas do mês de julho: O dia da Gastronomia Mineira, dia do Chocolate e o dia do Panificador.

Receitas salgadas na panela de ferro

Quando se fala em gastronomia mineira, opções de delícias é que não faltam, afinal, não poderia ser esperado algo diferente, já que esta é a terra do famoso e incomparável pão de queijo! Mas saiba que o extenso e saboroso cardápio de Minas Gerais vai muito mais além disso. É sério, são tantas delícias que é até difícil de escolher.
Receitas salgadas como frango com quiabo, tutu à mineira, feijão tropeiro e leitão à pururuca, são pratos típicos e tradicionais da gastronomia mineira, que podem ser preparados com esmero na panela de ferro fundido, então vale a pena experimentar.

Doces na panela de ferro

Não podemos deixar de fora as sobremesas, afinal, em julho também se comemora o dia do chocolate! Pois saiba que preparar doces na panela de ferro, que possui a vantagem de ter uma estrutura com fundo mais grosso, contribui para que o calor do fogo seja distribuído de forma uniforme, com menos risco de queimar. Contudo, não se esqueça de que, ao cozinhar na panela, utilize a chama do fogão em fogo baixo, tendo em vista que este utensílio é um excelente condutor de calor.
Sobremesas como doce de leite, goiabada e doce de mamão são excelentes exemplos de receitas de doces característicos da gastronomia mineira que podem ser tranquilamente feitos na panela de ferro, assegurando o máximo de sabor e consistência cremosa, capaz de deixar qualquer um com água na boca!

Pão na Panela de Ferro

Para fechar com chave de ouro: você já ouviu falar de pão na panela de ferro? É isso mesmo que você leu, é possível assar deliciosos pães na panela, com a casca bem crocante e apetitosamente dourada, e o miolo bem macio e fofinho, imagine só que delícia, saborear um delicioso pão caseiro feito na panela de ferro, acompanhado de um irresistível chocolate quente no inverno…
Hum… Que delícia! Deu água na boca só de imaginar, né? Então não perca tempo e invista nos melhores modelos de panela para preparar estas e outras receitas doces e salgadas da gastronomia mineira, com muito mais sabor, praticidade e eficiência. Aqui na Fundição Santana, você encontra uma completa linha de modelos de panela de ferro fundido, perfeitas para todos os gostos, estilos e necessidades de preparo de variados tipos de receitas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *