A visão que se tem ao conhecer uma dessas docerias é a seguinte: prateleiras de madeira cobertas de potes de vidro que mais parecem ornamentos. Coloridos e rotulados com capricho, é quase impossível contar.
O mesmo acontece quando olhamos para o balcão de doces cristalizados. Várias caixas de madeira com tampas de vidro acomodam pedacinhos de doce de mamão, de jaca, de maracujá… tão belamente acomodados que mais parecem joias! E tudo ali, ao alcance das mãos e do paladar. É impossível resistir.
Quase sempre os viajantes saem repletos de sacolas com doces para degustar e presentear a família toda.
Os doces principais
Se fizermos uma pesquisa na região e conversarmos com cozinheiros experientes, será fácil perceber que todos são unânimes ao afirmar que o doce de leite e a ambrosia são as receitas mais antigas e famosas de todo o estado.
Também não é para menos, relatos históricos comprovam que a prática de usar ovos e leite na fabricação de doces é de origem europeia. Foram os estrangeiros europeus que trouxeram tais influências para a culinária local. Soma-se a isso o hábito de fazer os doces em calda ou cristalizados, prática que ajudava a conservar as variedades de frutas por períodos mais longos.
De onde vêm as receitas?
Na época em que o Brasil ainda era colônia de Portugal, as senhoras de sociedade cozinhavam apenas em ocasiões especiais e se dedicavam às receitas mais nobres. As refeições do dia a dia ficavam a cargo das escravas. Naquela ocasião, algumas receitas, que hoje são comuns, eram servidas com toda pompa.
Doce de banana feitos em tacho de cobre, doce de leite cremoso ou em barra, compotas variadas de fruta e até doce de pimenta eram algumas das especialidades que encantavam os paladares.
Graças ao hábito, essas receitas puderam permear toda a alta sociedade e chegar a nós, “pobres mortais”, nos dias de hoje. Não fosse isso, poderiam ter se perdido no tempo!
Alguns dos doces mais famosos
Realmente não é fácil resistir: há doce para todo tipo de gosto. Desde a geleia de jabuticaba, ao doce de mamão verde com coco. Fica bem difícil escolher um só. E para você não se esquecer de quais são os doces mais amados da região, preparamos uma listinha básica. Anote:
- Goiabada cascão;
- doce de leite (em barra ou cremoso);
- doce de banana (cremoso, em calda ou tipo mariola);
- ambrosia;
- compota de fruta (em calda ou cristalizada);
- geleia de jabuticaba;
- cocada;
- e biscoito casadinho (e outras tantas variedades).
Embora deliciosos por si só, um bom mineiro sempre acrescenta um pedaço generoso de queijo minas para conferir um contraste à sobremesa. Combina perfeitamente com qualquer tipo de doce e deixa tudo ainda mais gostoso!
Ficou com água na boca? Você conhece outros doces mineiros que não estão na nossa lista? Conte para a gente e aproveite para compartilhar as suas receitas!
esse site é um dos meus preferidos,só anotando as
informações.
parabéns pelo site, muito util.