Por que usar diferentes tipos de tábuas para cada tipo de alimento?

Todos aqueles que amam cozinhar já se deram conta que as tábuas de corte são um utensilio indispensável na cozinha, não é verdade? Aliás, quando ficamos sem uma boa por perto, o preparo daquele jantar especial ou do almoço de domingo é um pouco mais complicado. Mas você sabia que as tábuas de cozinha também guardam alguns segredinhos?

Preparamos um artigo para vocês que vai contar um pouquinho mais sobre os diferentes tipos de tábuas existentes e como você poderá utilizar cada uma delas para diferentes tipos de alimento. Confira!

Diferentes tipos de tábuas

Você já deve ter ouvido falar de contaminação cruzada, certo? Não? Tudo bem, nós explicamos. A contaminação cruzada acontece quando ocorre a transferência de micro-organismos de um lugar a outro através de um meio em comum. Por exemplo: se você corta carne vermelha, que é um tipo de alimento sujeito a bactérias específicas, e logo após usa a mesma tábua para preparar legumes e verduras, é aí que a contaminação cruzada acontece.

Mas como evitar esse problema? Bom, no caso das tábuas, uma maneira infalível de passar longe dessa chance é utilizando um conjunto de tábuas diferentes para o preparo da comida. Ao fazer isso, você correrá menos riscos de transmitir a um grupo de alimentos a contaminação de outro. Lembrando que, quando o assunto é alimentação, a garantia total de sua saúde e a de sua família só será assegurada a partir da escolha dos produtos adquiridos e dos cuidados com os utensílios.

Para facilitar a sua vida e deixar tudo mais organizado (e seguro) na cozinha, aposte nas tábuas coloridas para separar o uso de cada uma: branca para laticínios, amarela para aves, bege para assados e embutidos, azul para peixes, verde para vegetais e legumes e, por fim, a vermelha para carnes — vale até etiquetar cada uma para não se esquecer!

Cuidados na limpeza das suas tábuas

As tábuas de corte devem ser muito, mas muito bem higienizadas, assim como todos os outros tipos de utensílios que estamos acostumados a usar na cozinha diariamente. Para quem não sabe, as tábuas comuns de madeira estão cada vez mais em extinção, visto que a higienização perfeita é muito difícil de conseguir nesse material. As famosas fissuras que os cortes acabam fazendo na superfície das tábuas provocam o acúmulo de muitas bactérias prejudicais à saúde, e por esses e outros motivos é recomendado cada vez mais o uso das tábuas de plástico.

Para higienizar a sua tábua de plástico corretamente, recomendamos a utilização de uma mistura com ½ copo de cloro para 2 litros de água. Deixe a tábua de um dia para outro imersa nessa mistura e deixe-a livre de bactérias! Assim que observar o acúmulo de ranhuras na superfície, aposente a tábua e coloque uma nova no seu lugar.

Como anda a saúde das tábuas na sua cozinha? Você já tem o costume de usar diferentes tipos para preparar alimentos variados? Conte pra gente a sua opinião sobre o assunto e compartilhe suas experiências!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *