2 receitas para inovar na churrasqueira de ferro

Ao contrário de churrasqueiras de grande formato ou fixas, as churrasqueiras de ferro fundido podem muito bem ser utilizadas no dia a dia. São de fácil armazenamento e uso, economizam carvão devido à proximidade do alimento à fonte de calor e ainda são ótimas para a saúde!

A churrasqueira de ferro ainda permite que o alimento seja cozido por igual, uma vez que o calor é mais bem distribuído. Nesse aspecto, elas são ótimas para grelhar de carnes vermelhas e brancas, deixando-as mais macias e saborosas, e também super-recomendadas para o preparo de legumes!

No post de hoje, vamos te dar 2 receitas deliciosas para você usar sua churrasqueira de ferro e preparar pratos para toda a família! Anote aí:

Receita de kafta tradicional feita em churrasqueira de ferro

Essa receita é recomendada para quem quer facilidade no preparo e opção na hora de servir. A carne pode ser preparada com antecedência, dando rapidez na hora do almoço ou jantar, e, por serem porções individuais, podem ser servidas de acordo com a ocasião e com o número de pessoas.

Ingredientes

500 g de carne moída (patinho ou acém, ou uma mistura dos dois)

½ cebola picada bem fininha

2 colheres de sopa de salsinha verde picada

8 folhas de hortelã picadas

½ colher de (chá) de cominho em pó

½ colher de (chá) de noz-moscada

½ colher de (chá) de canela

½ colher de (chá) de pimenta síria

Pimenta do reino, sal e azeite a gosto

Modo de preparo

Misture em uma tigela a carne e os temperos até ficarem com aspecto uniforme. Acrescente a cebola, o alho e as demais ervas, e finalize com um fio de azeite. Em seguida, molde a carne já temperada em volta de espetinhos de churrasquinho, apertando-a até firmar bem. Dependendo do tamanho das porções, pode render de 6 a 8 espetos (você pode reservá-los na geladeira para mais tarde ou até congelar para uma outra ocasião).

Na hora do cozimento, pincele com azeite antes de colocar na churrasqueira de ferro. Quando a churrasqueira estiver bem quente, posicione os espetos e grelhe por 6 minutos ou até atingir o ponto desejado. Sirva com arroz integral e bom apetite!

Yakisoba para toda a família

O yakisoba é sempre uma boa pedida quando se pensa em um jantar em família. É uma receita que rende bastante e cujo preparo pode ser realizado com antecedência: os legumes podem ser cortados e armazenados e as carnes podem ser temperadas e deixadas para marinar, trazendo mais maciez e complexidade ao sabor. A receita é também bem flexível, podendo ser adaptada de acordo com o gosto da família. Um convidado não gosta de carne de porco? Sem problemas, basta não incluí-la na hora do cozimento!

Ingredientes

200 g de carne de boi cortada em cubos

200 g de frango cortado em cubos

200 g de porco cortado em cubos

500 g de macarrão para yakisoba

½ xícara de chá de óleo de soja

1 couve chinesa picada

1 maço de brócolis

1 pimentão verde em tiras

1 abobrinha em cubos

3 cenouras grandes em tiras finas

2 cebolas cortadas em quartos

Gotas de óleo de gergelim para temperar

Shoyu

Sal a gosto

Modo de preparo

Pique todos os vegetais com antecedência e reserve-os em sacolas ou tigelas separadas. Tempere as carnes já picadas com sal, shoyo e gotas de óleo de gergelim a gosto. Deixe marinando por pelo menos meia hora.

Em uma panela, ferva água para o macarrão. Após fervida, coloque o macarrão na água e mexa-o até que se solte, ao fim do cozimento, escorra e jogue água fria. Reserve-o. Na hora de finalizar, coloque o óleo de soja na chapa de ferro da churrasqueira, deixe esquentar e acrescente o macarrão, fritando-o.

Separe o macarrão em uma tigela e coloque os legumes na chapa na seguinte ordem e até dourar: cenoura, brócolis, abobrinha, cebola e pimentão e, por fim, a couve chinesa. Misture bem, acrescente as carnes e deixe dourar. Adicione o macarrão e regue com shoyo a gosto!

E então, curtiu as receitas exclusivas para a sua churrasqueira de ferro? Não deixe de assinar nossa newsletter e curtir nossa página no Facebook para acompanhar mais novidades do mundo da cozinha!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *