Veja as vantagens de utilizar um tabuleiro de ferro fundido

Todo mundo tem aquele item na cozinha que mora no coração, os chamados “xodós” da casa. Independente da moda, alguns avançam gerações levando histórias e fazendo do cozinhar um ato de afeto e memórias, e as peças de ferro fundido são exatamente assim: quem tem, não consegue viver sem!

O tabuleiro de ferro fundido é um desses utensílios que pode trazer inúmeras vantagens para a sua cozinha e tornar o dia a dia mais prático e prazeroso. Quer saber por quê? Confira!

Mais durável

Sabe aquela história de passar de geração para geração? Pois, se você é daqueles que está cansado de jogar tabuleiros fora, os de ferro fundido certamente terão durabilidade suficiente para ficar de herança até para os seus netos.

Contribui para uma dieta nutritiva

Diferente dos revestimentos de Teflon, que levantam certa polêmica pelos resíduos tóxicos que liberam na comida, o tabuleiro de ferro fundido é uma opção muito mais segura e nutritiva. Nesse tipo de tabuleiro, o ferro é passado para a comida com o cozimento, ajudando a enriquecer os alimentos e manter uma alimentação nutritiva. É o mesmo material das panelas indicadas no combate à anemia e também na dieta das gestantes.

Antiaderente sem excesso de óleo

O tabuleiro de ferro fundido oferece uma camada antiaderente, fazendo com que os alimentos não grudem com facilidade na superfície da peça. Claro que pra isso ela deve ser tratada conforme as instruções para fazer a cura, aumentando sua eficiência no preparo dos alimentos.

Melhor manutenção da temperatura

Comparado a outros materiais de cozinha, o ferro fundido distribui muito melhor o calor em sua superfície e conserva-o por mais tempo também, o que resulta em um cozimento mais uniforme dos alimentos. Essa propriedade é ideal para quem gosta de fazer carnes ao forno ou qualquer outro prato que exija altas temperaturas.

Bom desempenho no forno

De carnes a bolos, o tabuleiro de ferro fundido é perfeito para quem gosta de pratos assados. Ele oferece um rico tratamento para a comida, deixando uma casquinha crocante sem secá-la, conservando o sabor natural do prato e ajudando na hora de dourar.

Custo-benefício

Aliando a sua durabilidade com a sua lista de vantagens, não há dúvida: o tabuleiro de ferro fundido ganha de dez a zero dos de outro tipo, fazendo ainda com que sua comida fique mais saborosa e nutritiva.

Cuidados com o tabuleiro de ferro fundido

Ao seu primeiro uso, o tabuleiro deve ser “curado”, recebendo um tratamento para manter sua camada antiaderente e também para ter a máxima eficiência de suas propriedades — e evitar a ferrugem. Esse processo deve ser repetido sempre que o tabuleiro sofrer avarias na limpeza e conservação.

Por ser uma peça especial, requer cuidados especiais. Detergente e palha, de aço, nem pensar! Enferrujam o tabuleiro de ferro fundido e tiram a sua camada antiaderente. Para limpá-la, retire todo o excesso com papel toalha ou guardanapo e use somente sabão neutro, água e esponja macia. Seque muito bem antes de guardar para evitar a ferrugem.

Quer saber mais sobre as peças de ferro fundido? Não deixe de assinar nossa newsletter e curtir nossa página do Facebook!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *