Será que panela velha é que faz comida boa?

As panelas de ferro são verdadeiras companheiras de toda boa cozinheira e dona de casa. Ela não perde sua qualidade com o passar dos anos e não é raro vermos casos em que ela passou de geração em geração em uma família.

Aquela panela velha que você herdou da sua mãe ou avó ainda é ótima para preparar diversas receitas, não é mesmo? Além da sua longa durabilidade, por liberar pequenas quantidades de ferro durante o cozimento, utilizá-la no preparo de alimentos ainda colabora na ingestão de cerca de 30% da quantidade de ferro necessária diariamente, o que ajuda a evitar a anemia e manter a saúde em dia. Mas apesar das vantagens da panela velha, é preciso tomar alguns cuidados para evitar o acúmulo de ferrugem e manter seu utensílio bem conservado ao longo do tempo. Saiba mais!

Panela velha é que faz comida boa?

Sem a menor dúvida! Isso não quer dizer que as panelas de ferro novas também não sejam boas, mas a questão é que as panelas de ferro fundido, se bem conservadas, têm um prazo de validade bastante extenso. As panelas de inox ou teflon estragam mais facilmente e, depois de um tempo, se tornam impróprias para o uso — principalmente as de teflon, pois, quando o seu revestimento passa a se soltar no alimento, pode fazer mal à saúde. Já a panela de ferro, caso enferruje, pode ser tratada e higienizada, voltando à boa forma de sempre, sem perder a qualidade.

As vantagens da panela velha

Ainda não está convencida a usar aquela panela velha de ferro que herdou? Veja alguns bons motivos para você tirar a poeira da sua e colocá-la em ação:

Alimentos mais saborosos

Sabe aquela comida que só a sua avó sabe fazer? Boa parte do segredo dela está nas panelas usadas para preparar os alimentos. As panelas de ferro acentuam o sabor da comida, por isso, tudo o que for preparado ali fica muito mais saboroso.

Comida quentinha

A panela de ferro retém e mantém melhor o calor. Mesmo depois de você tirá-la do fogo, o alimento ficará quentinho por mais tempo. Dependendo da comida, inclusive, é até recomendado retirá-la do fogo um pouco antes de estar completamente pronta, pois, por causa do calor retido o cozimento continua por mais um tempo — e a receita pode passar do ponto.

É mais saudável

Já sabemos o quanto a panela de ferro contribui para a ingestão diária de ferro. Outra vantagem é que a quantidade de óleo utilizado nesse tipo de panela é bem menor do que em outros tipos, pois ela costuma ser naturalmente antiaderente (consulte com o fabricante) e grelha o alimento estando apenas untada. Esse é um dos motivos pelos quais se você quiser preparar alimentos mais saudáveis, a panela de ferro é uma ótima opção!

Como cuidar da minha panela velha?

As panelas de ferro fundido exigem cuidados especiais. Devem secar no calor do fogão ou ao sol. Também precisam passar pelo “processo de cura” antes de serem utilizadas pela primeira vez e sempre que sentir a necessidade.

Para curar a panela você deve untá-la com óleo vegetal comestível e levá-la ao forno por cerca de 30 minutos. Caso sua panela de ferro tenha alguma parte que não possa ir ao forno, também é possível curá-la na chama do fogão. Basta untar a sua parte interna e deixá-la no fogo por 30 minutos. Depois, espere esfriar e unte a parte externa. Coloque-a na chama com a boca virada para baixo, de forma que a chama não entre em contato com a parte untada. Deixe por mais 30 minutos e sua panela estará pronta para o uso!

Enferrujou, e agora?

Sua panela velha enferrujou e você está pensando em jogá-la fora? Não faça isso! É possível remover por completo a ferrugem e deixar sua panela como nova outra vez! Você precisará de:

Limpador de forno;

Detergente neutro;

Vinagre branco;

Palha de aço;

Luvas;

Saco de lixo;

Vasilha grande.

Coloque água morna em uma vasilha grande e acrescente meia colher de sopa de detergente neutro. Agite a água até formar espuma e coloque a panela nessa solução. Deixe agir por alguns minutos e, depois de retirá-la, esfregue com a palha de aço. Enxágue com bastante água e seque com um pano que não solte fibras. Se a ferrugem for superficial, esses passos já serão o suficiente, mas, se ela ainda estiver muito enferrujada, você precisará continuar o processo.

Coloque a panela de ferro dentro da vasilha e adicione vinagre branco e água em quantidades iguais até que a panela esteja coberta e deixe por cerca de 4 horas. Após esse período, seque-a novamente com um pano, coloque as luvas e pulverize a panela com o limpador de forno. Coloque-a em um saco de lixo fechado e deixe agir por 24 horas. Retire-a do saco e esfregue com a palha de aço. Lave-a e faça o processo de cura. Pronto! Sua panela velha está pronta para ser usada novamente!

Preparar alimentos saudáveis para nossa família é muito importante. Mais que saber escolher os alimentos, também é preciso ficar atento aos utensílios utilizados em sua preparação, por isso, uma boa panela de ferro é sempre um ótimo acréscimo à cozinha de qualquer casa!

Coloque nossas dicas em prática e conte pra nós como foi fazer as refeições com sua panela velha!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *