Vantagens da panela de ferro fundido

Panela de ferro fundido: suas vantagens

Quer saber quais são as vantagens e por que as panelas de ferro fundido são tão queridas na cozinha? Então confira só, no decorrer desse post, algumas de suas incríveis vantagens! Você vai ver que além de carregarem uma beleza histórica tradicional e clássica para as nossas cozinhas e também de serem capazes de nos proporcionar alimentos deliciosos, as panelas de ferro possuem entre várias outras qualidades que a diferenciam muito das demais panelas e utensílios culinários, e evidenciam para todos a sua especialidade.

Por que investir em uma panela de ferro?


Você já se perguntou por que investir em uma panela de ferro fundido? Espero que não seja somente pelo motivo daquele famoso e antigo ditado que diz que “panela velha é que faz comida boa”, pois a realidade é que, mesmo as panelas de ferro estando novinhas em folha, os alimentos preparados nela possuem um sabor diferenciado…
Além disso, existem outros motivos para você investir em uma panela de ferro fundido para a sua cozinha, como a versatilidade, os benefícios à saúde, a resistência, durabilidade e qualidade desse utensílio. Saiba mais sobre cada uma dessas vantagens da panela de ferro a partir de agora, confira só!

Versatilidade: O que cozinhar na panela de ferro


Para início de conversa, vamos deixar claro uma das melhores vantagens de se ter uma panela de ferro, que é a versatilidade, tanto no sentido de que existem disponíveis no mercado uma ampla variedade de modelos de panela de ferro fundido, quanto também a infinidade de alimentos que você pode preparar nela.
A panela de ferro fundido não é como alguns utensílios de cozinha que muitas vezes são específicos para serem usados em determinadas e restritas funções, muito pelo contrário. Em uma mesma e única panela de ferro, podem ser preparados uma infinidade de receitas, como caldos, sopas, feijoada,e inclusive pães e sobremesas!
Além das panelas de ferro fundido, ainda podemos contar com as indispensáveis frigideiras de ferro fundido que são ideais para o preparo de receitas grelhadas, ovos, bacon e inclusive a famosa e irresistível tapioca. Ou seja, tendo apenas uma panela de ferro fundido você consegue preparar vários tipos de receitas deliciosas.

A panela de ferro e os benefícios para a saúde


Não é mito, mas sim a mais pura realidade, que há liberação de ferro nos alimentos, ao cozinhar em uma panela de ferro fundido. O que ajuda a normalizar os níveis dessa substância no organismo, prevenindo inclusive doenças como a anemia, que afeta as gestantes e crianças.
E não é só por esse motivo que a panela de ferro fundido colabora com benefícios para a saúde. Ao cozinhar com panela de ferro, você pode utilizar muito menos quantidade de óleo, devido ao motivo da mesma ser composta por uma superfície com antiaderente natural, o que dispensa o uso abundante de gordura. Ou seja, você economiza e ainda cuida da sua saúde e das pessoas que você ama.

Resistência desse tipo de panela


Outra vantagem das panelas de ferro fundido é que elas são muito resistentes a altas temperaturas, em comparação com panelas feitas de outro material, como o barro e o alumínio, por exemplo. A panela de ferro fundido pode ser utilizada inclusive para preparar receitas que são levadas ao forno, tendo em vista que essas suportam bem as altas temperaturas, sem risco de se deformarem por causa do calor.

Durabilidade de uma panela


Se tomados os devidos cuidados como o hábito de temperar a panela de ferro fundido, este utensílio pode durar até décadas, mesmo sendo utilizado a todo o vapor em sua cozinha.

Como conservar sua panela de ferro


Para durar mais, as panelas de ferro fundido necessitam de alguns cuidados, principalmente no momento de higienização, como por exemplo, ao contrário de muitos boatos, você pode sim lavar sua panela de ferro fundido com sabão, porém é mais indicado que para isso sejam selecionados produtos higiênicos que sejam menos abrasivos.
Uma dica muito importante e que deve ser aplicada é que, após utilizar a panela de ferro fundido, é recomendado deixá-la secar completamente em uma fonte de calor, seja esta o fogão ou até mesmo o sol. Outra questão é que se caso a sua panela comece a enferrujar, retire a ferrugem imediatamente para evitar maiores danos ao ferro e também à sua saúde, e para isso, você pode utilizar uma esponja de aço.
E então, viu só como vale a pena investir em uma panela de ferro? Que tal agora, que você conhece algumas vantagens desse utensílio, você dar uma boa olhada em nossos produtos e escolher a sua? São diversos modelos de panelas, caçarolas, frigideiras e tapioqueiras de ferro fundido do mais alto padrão de qualidade e resistência para você! Atendemos em todo o território nacional, com agilidade e compromisso para proporcionar os melhores produtos para os nossos clientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *