É sério? Talvez não. Conheça 7 mitos da cozinha

Desde pequenos ouvimos muitas histórias sobre certos alimentos, o modo correto de prepará-los, o que funciona e o que não funciona, o que pode e o que não pode. Certamente, muito dessa sabedoria popular é verdade, porém, também existem muitos mitos passados de geração a geração.

Ficou curioso? Então continue lendo e desvende com a gente 7 lendas da culinária e gastronomia!

A batata mergulhada na água fria fica mais crocante depois de frita

Esse procedimento pode até fazer sentido na cabeça de muita gente por aí, mas, na verdade, a água só atrapalha a batata, e quem a deixa crocante mesmo é o óleo quente. Tudo bem que o choque térmico até ajuda muito no fator crocância, mas a água em excesso atrapalha (pense na batata palha, que precisa secar antes de ir para a panela).

O recomendado, inclusive, é fritar as batatinhas duas vezes, já que na primeira fritada ela mesma solta muito da água que tem dentro de si e não fica tão sequinha.

O creme de leite talha ao ferver

O creme de leite que vem na lata ou na caixinha não talha ao ferver, mas quando adicionamos algum alimento ácido a ele, devemos fazê-lo já com o fogo desligado. É a fervura dessa mistura de creme de leite com algo ácido — como molho de tomate, por exemplo — que faz o molho talhar. Se ainda não acredita, é só pensar em como o suco de limão azeda o leite!

Açúcar tira acidez do molho

Se você é daqueles que gosta de colocar açúcar no molho de tomate para deixá-lo menos ácido, saiba que isso é uma ilusão! O bicarbonato de sódio tira a acidez dos molhos. O açúcar apenas neutraliza a percepção de que o molho está ácido devido a doçura que traz à mistura.

Beber ou comer coisas geladas dá dor de garganta

Pelo contrário, alguns otorrinolaringologistas já afirmam que os alimentos gelados ajudam a diminuir o desconforto da dor de garganta muito mais do que um leite quentinho! A inflamação que gera a dor de garganta é provocada pela contaminação por vírus ou bactérias, por isso os alimentos gelados não pioram a situação.

Para não empapar o arroz, deixe sempre a panela aberta

Outro mito! O que empapa o arroz, na realidade, é o excesso de água, por isso, é bom medir tudo antes de começar a cozinhar. Vale ainda ressaltar que desligar o fogo antes do cozimento total, deixando o arroz descansar com a tampa fechada, até ajuda nesse quesito!

O álcool evapora totalmente quando cozido junto com o alimento

É claro que você não vai ficar bêbado nem ser pego no teste do bafômetro ao comer um frango temperado na cerveja ou um estrogonofe com adição de conhaque, mas, de fato o álcool não evapora por completo: dependendo da forma de preparo, do tempo de cozimento e da quantidade de alimento e bebida, até 85% do álcool pode ainda permanecer no preparo!

Para que o álcool evapore por completo, a comida precisa ficar cozinhando por pelo menos 3 horas.

Cozinhar no micro-ondas destrói os nutrientes dos alimentos

Por funcionar de uma forma um pouco complexa e difícil de entender, é natural que o micro-ondas seja cercado de mistérios. Muitas das advertências populares quanto a esse eletrodoméstico são verdade (como não aquecer metal nem seres vivos dentro do aparelho), mas cozinhar ou esquentar a sua comida em um forno de micro-ondas não vai destruir os nutrientes do seu alimento!

Pelo contrário, o cozimento em micro-ondas ajuda a preservar mais nutrientes do que outros métodos de cozimento. Isso acontece porque, ao utilizar o micro-ondas, menos calor incide sobre a comida do comparado a outros métodos.

E você, conhece outras lendas da culinária? Sabe se são mito ou verdade?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *