Por que as chapas de ferro fundido são a melhor opção para você

Um produto antes associado somente a restaurantes e casas de carne, a chapa de ferro fundido pode ser considerada hoje um item essencial para quem quer montar uma cozinha completa e versátil para utilizar no dia a dia e fazer receitas deliciosas.

Você já conhece os benefícios de adquirir uma chapa de ferro para a sua casa? Confira no artigo de hoje porque esse utensílio é a melhor opção para você e se surpreenda!

As chapas de ferro fundido são versáteis

Além de serem utensílios tradicionalmente utilizados no preparo de carnes, as chapas de ferro podem ser usadas para preparar legumes, macarrão, sanduíches e muitas outras receitas que demandam altas temperaturas.

Além dessa grande vantagem, as chapas de ferro são fáceis de manusear e têm um tamanho ideal para preparo rápido de grandes receitas, já que tem espaço suficiente para você fazer um volume maior de uma só vez.

Limpeza prática e simples de ser realizada

Ao contrário do que muitos pensam, realizar a limpeza das chapas de ferro fundido não é uma tarefa complicada e nem demanda muito tempo e esforço. Para limpar esse, e quaisquer outros utensílios de ferro fundido, basta lavar a superfície com um sabão neutro em barra. Esqueça os detergentes líquidos (que podem entrar nos poros da chapa) e evite o uso de esponjas muito rígidas, que removem a camada protetora do ferro.

Depois de lavar, basta usar papel toalha e um pano seco para deixar a superfície sem nenhum tipo de umidade e guardar em um lugar seco, que não esteja exposto ao sol.

Preparo de alimentos em temperaturas altas

Para quem precisa preparar receitas em altas temperaturas, como carnes de churrasco ou macarrão na chapa, as chapas de ferro fundido são ótimas opções para a sua cozinha.

O ferro é um produto que consegue elevar e manter a temperatura da superfície da chapa, garantindo o preparo dessas receitas que demandam mais calor no preparo, como para selar cortes de carne ou deixar sanduíches com a casquinha crocante.

Capacidade de manter a temperatura dos alimentos

Você precisa servir uma receita que não pode ser saboreada fria? As chapas de ferro são ótimas alternativas para ajudar a manter a temperatura de panelas ou alimentos que são servidos sobre sua superfície.

Como o ferro é um ótimo condutor de calor, e consegue manter a temperatura alta por muito tempo, mesmo fora do fogo os alimentos servidos na chapa de ferro conseguem se manter quentes. Além disso, cozinhar com ferro fundido ajuda a enriquecer os alimentos e combater a anemia.

Fácil de renovar a proteção contra a ferrugem

O uso da chapa de ferro vai remover, naturalmente, a proteção antiaderente e antiferrugem que esse utensílio tem quando ainda está novo. A renovação dessa proteção, entretanto, é uma tarefa muito fácil de ser realizada na sua rotina, aumentando o tempo de vida útil desse utensílio, especialmente quando comparado com produtos feitos com outros tipos de metais.

Para fazer isso, basta aplicar um pouco de óleo de cozinha em sua superfície com a ajuda de um papel toalha, espalhando bem o produto por toda a chapa. Depois de bem distribuído o óleo, é só guardar seu utensílio!

Além das vantagens apresentadas acima, as chapas de ferro fundido também podem ser ótimos itens para decorar uma mesa de almoço ou jantar, pois são rústicas e bonitas para apresentar durante uma refeição.

Já está convencida de que as chapas de ferro são a melhor opção para a sua cozinha? Deixe seu comentário e tire suas dúvidas sobre esse produto com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *